É necessário colocar cinta em casa com cobertura de fibrocimento?

Minha obra está parada há 2 anos, contratei um engenheiro para reavaliar a obra e a estrutura. A estrutura está ok, mas a obra está cheia de vícios construtivos... A casa foi feita com cobertura de telha fibrocimento e a caída e para frente da casa, não calculada corretamente então tivemos que levantar mais uma fiada de tijolos e por isso as colunas não vão até o final, além disso agora nós foi orientado que deveríamos refazer as colunas e por cintas nas paredes.Praticamente refazer tudo! Isso é mesmo necessário? Minha casa foi construída no andar de cima.

É necessário colocar cinta em casa com cobertura de fibrocimento?

Minha obra está parada há 2 anos, contratei um engenheiro para reavaliar a obra e a estrutura. A estrutura está ok, mas a obra está cheia de vícios construtivos... A casa foi feita com cobertura de telha fibrocimento e a caída e para frente da casa, não calculada corretamente então tivemos que levantar mais uma fiada de tijolos e por isso as colunas não vão até o final, além disso agora nós foi orientado que deveríamos refazer as colunas e por cintas nas paredes.Praticamente refazer tudo! Isso é mesmo necessário? Minha casa foi construída no andar de cima.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 anos

Boa noite! Tem que fechar com vigas sim, senão pode ocorrerem patologias como fissuras, rachaduras e dar mais trabalho e gastar mais.

A viga amarra a construção e evita possíveis problemas estruturais. Mesmo para telhas de fibrocimento.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: sim, se faz necessario para amarrar a estrutura e evitar movimentação mecanica e distribuição irregular das cargas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Claudinei Silva
Web4Engenharia E Construção (Bom Jesus dos Perdões, São Paulo) Web4Engenharia E Construção - há 2 anos

Olá, sou Engenheiro Civil Claudinei da web4engenharia, recomendo que siga o projeto estrutural da sua obra, na inexistência do mesmo, certifique de um parecer técnico do engenheiro responsável pela obra.

Nossos especialistas estão disponíveis para consultoria e melhor atende-lo em nossos canais de atendimentos.

Responder
Epaenge Engenharia
Epaenge Engenharia (Mauá, São Paulo) Epaenge Engenharia - há 2 anos

Boa tarde, Cristiane, a cinta trabalha em conjunto com toda estrutura, distribuindo as cargas nos pilares que consequentemente transmitem à fundação. É difícil dar um prognóstico sem ver no local. Me parece que já existem colunas. Dependendo o caso, pode haver alternativas que não sejam tão caras e resolvam seu problema e te deem segurança e conforto. Precisa visitar a obra pra falar com mais propriedade..

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá, obrigada por me responder!

A casa já está toda construída e é totalmente inviável refazê-la. Um engenheiro já avaliou a estrutura e apesar dos vícios construtivos, não falou nada sobre o reforço das paredes e nem do telhado. É uma preocupação minha. Tô ajuda é bem vinda!

Ricardo
Engenharia Ricardo Ming (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Engenharia Ricardo Ming - há 2 anos

boa tarde ! uma boa avaliação do laudo realizado é fundamental . Sugiro uma visita tecnica (sem custos) para entao definir o melhor procedimento

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá Ricardo, obrigada por me responder!

A casa já está toda construída e é totalmente inviável refazê-la. Um engenheiro já avaliou a estrutura e apesar dos vícios construtivos, não falou nada sobre o reforço das paredes e nem do telhado. É uma preocupação minha.

Eng Paulo Lemos

Olá Cristiane, sim é necessária a cinta para dar continuidade e efetuar uma boa amarração. Consulte um bom engenheiro da sua região para orientá-la corretamente.

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá Paulo, obrigada por me responder!

A casa já está toda construída e é totalmente inviável refazê-la. Um engenheiro já avaliou a estrutura e apesar dos vícios construtivos, não falou nada sobre o reforço das paredes e nem do telhado. É uma preocupação minha.

Jucimar Chagas de Oliveira chagas

Bom dia, sim é preciso por a cinta de concreto armado, pra o fim de um telhado somente, pode se considerar uma canaleta com 1 ferro 10 mm em toda estenção das paredes.

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá Jucimar, obrigada por me responder!

A casa já está toda construída e é totalmente inviável refazê-la. Um engenheiro já avaliou a estrutura e apesar dos vícios construtivos, não falou nada sobre o reforço das paredes e nem do telhado. É uma preocupação minha.

Rodrigo Batista Do Nascimento

Cristiane bom dia, baseado na descrição que você escreveu aqui, se o engenheiro indicou o reforço da parte que foi construída para complementar e apoiar o telhado também pode ter vícios construtivos, então por isso foi orientado a você reforçar, estruturas de telhados são leves, são suportados facilmente pelas estruturas, desde que essas sejam bem dimensionadas e o mais importante, bem executadas. De qualquer forma oriento você a chamar um engenheiro para encontrar uma solução mais viável e que não precise refazer tudo novamente. Espero ter ajudado.

Responder
Cristiane Rodrigues
Particular - há 2 anos

Olá Rodrigo, obrigada por me responder!

A casa já está toda construída e é totalmente inviável refazê-la. Um engenheiro já avaliou a estrutura e apesar dos vícios construtivos, não falou nada sobre o reforço das paredes e nem do telhado. É uma preocupação minha.