É normal prédio balançar com trem?

Acabei de mudar para um apartamento no último andar de um prédio de 3 andares, recém construído. Acontece que a linha férrea passa logo atrás do edifício, cerca de uma quadra. Praticamente todo trem que passa sinto o prédio "balançar" com alguns vagões, depende muito do peso da carga. Isso é normal?

É normal prédio balançar com trem?

Acabei de mudar para um apartamento no último andar de um prédio de 3 andares, recém construído. Acontece que a linha férrea passa logo atrás do edifício, cerca de uma quadra. Praticamente todo trem que passa sinto o prédio "balançar" com alguns vagões, depende muito do peso da carga. Isso é normal?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Renato
Rgf Engenharia E Projetos (Pirassununga, São Paulo) Rgf Engenharia E Projetos - há 3 anos

Olá boa tarde!

O efeito de vibração em uma edificação é normal, pois a onda causada no solo se propaga até as fundações da edificação e isso causa vibrações que podem ser percebidas pelos ocupante.

Porém essa vibração não pode causar danos a edificação. Elas devem ser absorvidas por sistemas construtivos inteligentes que propagam a vibração de volta para o solo sem danificar a estrutura.

Verifique se existem trincas e fissuras nos pilares dos primeiros andares, em janelas e paredes e se essas trincas estão aumentando com o tempo.

Podemos prestar o serviços de consultoria técnica para avaliar se a sua estrutura está sujeita a alguma anomalia e se está bem dimensionada para suportar as vibrações que vem dos trilhos do trem.

O balanço já é indicio de outro problema, que pode ser causado por falhas nas estruturas de fundação. Isso pode ser perigoso à longo prazo.

Qualquer dúvida, se quiser entrar em contato, teremos o maior prazer em atende-los.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Pequena vibração dependendo do solo é normal, mas não corriqueiramente

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região