É normal a laje embarrigar depois de uns anos?

Existe uma fissura horizontal entre viga e laje, em toda extensão, e me falaram que é devido o abaulamento da laje. É normal uma laje abaular em alguns cômodos após 4 anos? Pode ser grave?

É normal a laje embarrigar depois de uns anos?

Existe uma fissura horizontal entre viga e laje, em toda extensão, e me falaram que é devido o abaulamento da laje. É normal uma laje abaular em alguns cômodos após 4 anos? Pode ser grave?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Provavelmente o problema é devido a vícios construtivos.

Agora é necessário verificar primeiro a estabilidade da laje e se a flecha está estabilizada (parou de aumentar).

Para definir a necessidade ou não de reforço estrutural.

Responder
Lucas Manoel
Lucas Manoel Engenharia (Campinas, São Paulo) Lucas Manoel Engenharia - há 2 anos

Não é normal, se no centro da viga e laje possuí "trincas" horizontais, chegando próximo aos pilares na diagonal, possivelmente houve uma flexão da viga, que não foi dimensionado para atender o vão.

Para detalhar, será necessário uma visita no local e averiguar a situação

Responder
Consed Serviços de Manutenção Predial

Concordamos com os colegas. Parece um vicio construtivo que deve ser avaliado por um profissional especializado. Se necessitar de um parecer técnico com laudo, é só nos acionar com endereço e enviaremos proposta com valores e agendamos um engenheiro estrutural especializado em patologias construtivas para elaboração do Laudo Técnico. Atente para o prazo de garantia de construção que para elementos estruturais (como pilares, vigas e lajes) é de 20 anos, porém algumas construtoras incluem em contrato o prazo máximo para reclamação de 5 anos da entrega das chaves.

Responder
Max Williams de Oliveira Galvão

Bom dia Jussara,

não é normal

Temos alguns motivos para essa ocorrência, é imprecindivel uma analise presencial pra enteder, e poder dar uma solução para o problema que pode se agravar com o tempo.

Max Williams

Engenheiro Civil