É normal uma laje fazer estalos durante a noite?

Olá, recentemente fiz uma obra de ampliação em minha residência. De início ela possuía apenas 4 cômodos, agora com a obra finalizada ela possui 7 no total, sendo os 3 novos construídos no andar de cima, com um salão ao fundo. Justo esse salão, onde no andar de baixo (térreo) é um quarto ouços estalos durante a noite, lembrando que essa laje já existia antes da obra, apenas construímos em cima. Estou preocupado e com medo, seria a típica dilatação ou algo mais grave?

É normal uma laje fazer estalos durante a noite?

Olá, recentemente fiz uma obra de ampliação em minha residência. De início ela possuía apenas 4 cômodos, agora com a obra finalizada ela possui 7 no total, sendo os 3 novos construídos no andar de cima, com um salão ao fundo. Justo esse salão, onde no andar de baixo (térreo) é um quarto ouços estalos durante a noite, lembrando que essa laje já existia antes da obra, apenas construímos em cima. Estou preocupado e com medo, seria a típica dilatação ou algo mais grave?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Normal não é ... porém a laje possui a sua dilatação;

A disposição;

Claudemiro Victor da Silva

Olá não é normal a Lage depois de pronta VC tirar os escoramento se tiver de Seder é pouca coisa se começar ter estalos alguma coisa está errado alguns dos cantos está cedendo

Responder
Bruno
Particular - há 6 anos

Pode ser o calor se a Lage for revestida com telhado principalmente Telha de amianto isso se não estiver rachaduras nas paredes mas na dúvida procure um técnico

José Roberto de Oliveira
Planejar Jr Construções Ltda (Santo André, São Paulo) Planejar Jr Construções Ltda - há 6 anos

Marcio sou engenheiro civil, é preciso urgente fazer uma avaliação com um engenheiro ai da sua região, foi feito um projeto estrutural ou foi o pedreiro que avaliou a obra para fazer o segundo pavimento.

Abaixo procure se informar e peça ao engenheiro que for fazer a vistoria:

1. A laje já existia portanto antes de construir, deveria ter verificado se existia e qual a flecha da laje? As condições das ferragens? O vão e a espessura da laje? O tipo de laje se é maciça ou pré fabricada? de piso ou forro? e ver o que se pretende construir em cima e quanto vai pesar .

2.VC construiu parede diretamente sobre a laje sem vigas ou colunas no meio do vão da laje?

3. Qual a sobrecarga que vc esta colocando sobre a laje, tem muito guarda roupa?

4.A cobertura do andar superior é laje, você fez uma estrutura para suporta-la.

5. Verifique se há trincas ou fissuras?

6. Veja se existe pilar cedendo ou afundando?

7. Aconselho a sair de baixo caso verifique um dos itens acima e chamar

um engenheiro para uma avaliação

Responder
José Walter de Almeida
Jose Walter Constru.civil Autonomo (Santos, São Paulo) Jose Walter Constru.civil Autonomo - há 6 anos

Ola tudo bom .comcordo com as resposta acima nao e normal acontecer isto .o certo e procurar um engenheiro habilitado ok sei que o Aluminio causa estrlos principalmente novos com o calor durante o dia e a noite conforme esfria ok

Responder
Estefano Barbosa
Estefano Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Estefano Barbosa - há 6 anos

Difícil dizer o que acontece sem ver a obra. Dependendo da situação, pode ser necessária a avaliação de um perito. Adianto, contudo, que é, no mínimo, estranho.

Casas de madeira costumam estalar bastante. Casa de alvenaria é outra história. Precisa ver se o estalo é da laje mesmo ou de outra fonte oculta que faz parecer da laje. Se realmente for a obra, chame ajuda profissional.

Responder
Pedro Paulo Barros Sousa
Particular - há 6 anos

Bom dia, o ideal seria vc levar um Eng. para verificar in loco a situação desta lage.

Estefano Barbosa

Difícil dizer o que acontece sem ver a obra. Dependendo da situação, pode ser necessária a avaliação de um perito. Adianto, contudo, que é, no mínimo, estranho.

Casas de madeira costumam estalar bastante. Casa de alvenaria é outra história. Precisa ver se o estalo é da laje mesmo ou de outra fonte oculta que faz parecer da laje. Se realmente for a obra, chame ajuda profissional.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região