É permitido perfurar viga para a instalação de um andaime?

Moro na cobertura de um prédio de 12 andares, que está em reforma externa (pintura), porém vi que foi furado as vigas para a instalação do andaime e não tem engenheiro e nem arquiteto acompanhando a obra

É permitido perfurar viga para a instalação de um andaime?

Moro na cobertura de um prédio de 12 andares, que está em reforma externa (pintura), porém vi que foi furado as vigas para a instalação do andaime e não tem engenheiro e nem arquiteto acompanhando a obra

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 4
Lourival da Silva Júnior
Lbw Engenharia (Maceió, Alagoas) Lbw Engenharia - há 3 anos

A perfuração de um elemento estrutural pode levar ao colapso estrutural parcial ou total. Problemas estruturais decorrentes de intervenções equivocadas são comuns e podem provocar fissuras, rachaduras que comprometem a vida útil da estrutura. De maneira que em qualquer tipo de intervenção, seja ela reforma, construção é preciso contar com um profissional qualificado para fiscalizar e acompanhar a obra e o condomínio exigir desta empresa a responsabilidade técnica perante a intervenção.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Perfurar vigas não pode para nenhum fim... Geralmente se trava o andaime nas grades ou elementos de fixação pré instalados...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luiz Augusto Gimenez Aidar

Bom dia Ana, a perfuração de elementos estruturais deve ser avaliado por profissional capacitado. Não tem como afirmar se causará algum problema, pois seria necessário analisar as características do elemento estrutural e da caga adicionada. A ausência de profissional capacitado é preocupante.

Responder
Ana
Particular - há 3 anos

Olá Luiz, bom dia!

Sim, também estou achando muito preocupante. A princípio pesquisei a empresa no Crea e não encontrei o cadastro, a não ser que tenha algum engenheiro assinando por eles. Tem alguma forma de pesquisar se a obra possui ART ou RRT?

O Andaime suspenso não possui nenhuma identificação, isso também é irregular não?

Desde já agradeço imensamente a ajuda!

Valdemir Nogueira Chagas

Ana, bom dia!

Tem outras formas de fixar os andaimes, essa com certeza não é a melhor. Pintura externa normalmente se faz com plataforma suspensa ou cadeirinhas.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Ana
Particular - há 3 anos

Oi Valdemir, boa tarde!

Me expressei errado, eles fixaram a plataforma suspensa perfurando a viga na cobertura, é correto?

Muito obrigada pela ajuda!

Rodrigo Alysson Ribeiro
Crieative Arqdesign (Belo Horizonte, Minas Gerais) Crieative Arqdesign - há 3 anos

Olá, Ana! A CrieAtive Arqdesign tem enorme prazer em atendê-la! A situação já está errada de executar uma obra em um prédio desse porte sem o acompanhamento de um engenheiro. Pessoas leigas perfurando uma viga e um andaime é uma péssima combinação em um prédio de 12 andares. Na falta de um engenheiro neste caso o síndico pode responder criminalmente se acontecer algum acidente, é como dirigir sem habilitação, responde processo na vara criminal. O ideal é conversar com o síndico e tentar conscientizá-lo dos riscos ao qual ele está expondo um condomínio inteiro. Caso ele não te ouça, você mesma pode denunciar a obra do seu prédio a prefeitura de sua cidade. Um fiscal irá embargar a obra, multar o condomínio e dar um prazo geralmente de 30 dias para a regularização da obra com um profissional responsável. Esse prazo pode ser prorrogado com a solicitação do condomínio. Outro caminho, menos radical é pedir a empresa executora a emissão de ART do serviço que está prestando, não é garantia de não ter problemas, mas se for uma empresa responsável solicitará a avaliação de um engenheiro e emitirá a ART para o serviço realizado. Esperamos ter ajudado e nos sentiremos honrados com sua visita ao perfil da CrieAtive Arqdesign no Habitissimo, tem muito projeto legal! Atenciosamente,

Equipe CrieAtive Arqdesign

Responder
Construsul Planejamento e Construção

Perfurar as vigas, que sim, podem ser furadas, é o menos preocupante neste caso. A falta de responsável técnico é muito pior. Furaram as vigas no locais corretos? A carga adicionada é suportada pela viga sem que haja comprometimento da estrutura? O momento utilizado afeta a estrutura?

As perguntas devem ser outras e as respostas baseiam-se em contratar um PROFISSIONAL CAPACITADO a responde-las.

Responder
Ana
Particular - há 3 anos

Olá, também estou bem preocupada com o que ando vendo nessa reforma. Irei contatar a síndica para maiores esclarecimentos.

Obrigada pelo retorno!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região