É possivel aumentar um vão de alçapão que da acesso ao meu telhado?

Tenho um vão localizado no piso superior do meu sobrado no corredor para os quartos que da acesso ao telhado, ele mede 48cm de largura por 30cm de profundidade, minha laje que da acesso ao telhado tem 12cm de altura e gostaria de saber se posso aumentar o vão para 53 de largura por 75 de profundidade sem ter problemas na estrutura?

É possivel aumentar um vão de alçapão que da acesso ao meu telhado?

Tenho um vão localizado no piso superior do meu sobrado no corredor para os quartos que da acesso ao telhado, ele mede 48cm de largura por 30cm de profundidade, minha laje que da acesso ao telhado tem 12cm de altura e gostaria de saber se posso aumentar o vão para 53 de largura por 75 de profundidade sem ter problemas na estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 3 anos

Olá

Complementando a brilhante resposta do colega Giovanni (e com todo o respeito ao mesmo), é possivel sim, ampliar o espaço de acesso ao telhado, desde que respeitadas as carecteristicas de trabalho de sua laje. Foi por isso que nosso colega informou a necessidade de projeto

Pq isso? pq se for uma laje em concreto armado de piso é uma situação.. se for uma laje em concreto armado de forro é outra situação.. teremos ainda outra situação se for laje pré fabricada (situação completamente diferente e deverá ser tratada de forma mais "delicada")...São inúmeras opções de laje e inúmeras orientações para cada caso. Mas para todos os casos o que não deve deixar de ser feito é:

1) Escoramento da laje

2) Equipamentos e ferramentas adequadas para cada tipo de situação

3) qualquer serviço de construção, reforma e manutenção predial deve ser sempre vistoriada e acompanhada por profissional habilitado e registrado em conselho profissional

à disposição para esclarecimentos

Responder
Carlos
Particular - há 3 anos

Obrigado pela resposta, agradeço também aos outros colegas. Infelizmente não tenho o projeto estrutural, pois comprei de outro proprietário, e ele não me deu nenhuma planta ou qualquer documento da construção do sobrado. O que sei é que se trata de uma laje pré fabricada, com cerâmica h7 ou h8 e o vão que tem 29 cm é o sentido das cerâmicas, acho que tiraram 2 e meia para chegar nos 50cm. Será que posso aumentar o vão no sentido das cerâmicas, quebrar ou cortar mais 25 cm e deixar o vão com 75 x 29?, pois daí não estaria mechendo nas treliças.

Particular - há 3 anos

R: Geralmente se passa uma ferragem complementar na borda, dessa forma se fosse para aumentar cerca de 5cm, poderia afirmar, devido a camada do reboco, mais que isso, somente com o historico da construção ou projeto estrutural

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

gio gui
Particular - há 3 anos

Boa tarde Carlos, para poder te afirmar com absoluta certeza teria que ter acesso ao projeto estrutural da residência.

Assim consigo entender a distribuição de cargas, tipos da estrutura utilizada na construção e possíveis impactos.