É possível colar azulejo com cola para azulejo na parede pintada ?

Gostaria de fazer um mosaico com varias tipos de azulejo na minha parede da cozinha, mas como eles irão ficar como se fossem quadros queria saber se é possível fazer isso com cola para azulejo.

É possível colar azulejo com cola para azulejo na parede pintada ?

Gostaria de fazer um mosaico com varias tipos de azulejo na minha parede da cozinha, mas como eles irão ficar como se fossem quadros queria saber se é possível fazer isso com cola para azulejo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Givaldo  Raimundo de Carvalho

Não aconselho pois o risco de destacar a camada de tinta é grande, por ser um material PVA e de baixa resistência à tração que o revestimento exercerá. Raspe a camada de tinta e faça pequenas ranhuras na parede para melhor aderência da argamassa de assentamento. Não compensa o risco da perda de material e serviço.

Responder
Adriana S Villela Rothenberg
AVR Studio Arquitetura e Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) AVR Studio Arquitetura e Engenharia - há 6 anos

Olá, boa tarde, sugiro você usar argamassa para assentar o mosaico, assim não terá risco de cair ao longo do tempo. Outro detalhe, seria importante lixar toda a área a ser utilizada, deixando o mais liso possível.

Anexei algumas imagens de revestimento em porcelanato assentado sobre azulejos e outras de pintura sobre azulejos, com mão de obra especializada o resultado é perfeito. Boa sorte e qualquer dúvida estou à disposição,

Responder
Laís Schiavon
Schiavon (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Schiavon - há 6 anos

Olá Alice,

É possível colar os azulejos sim, porém depende do tipo de azulejo. O mais indicado é assentar com argamassa, pois é mais garantida a fixação e aderência. No caso de colar, aconselho utilizar alguns modelos de azulejo mais finos e leves. Inclusive existem no mercado alguns revestimentos próprios para serem colados com cola de silicone e outros bem finos, que podem ser fixados em cima de outro revestimento já existente, além de alguns modelos que já vem com dupla face. Você ja possui o material?

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Alice.

Com a argamassa adequada, é possível sim. Porém não é recomendado.

Segue um dos motivos:

A argamassa/cola pode até promover uma boa aderência da cerâmica com a tinta, porém a aderência da tinta com a parede não suportará os esforços(carga) das cerâmicas e a probabilidade de soltar da parede, com tinta e tudo, será grande!

O ideal é tirar a tinta e verificar se tem algum trecho com som cavo (oco / parede fofa) e recuperar antes de aplicar a cerâmica.

Espero tê-la ajudado!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região