É possível construir em cima de casa geminada?

Moro em uma casa que é colada a outra. Gostaria de saber se é possível construir em cima da minha, independentemente da outra. Se é permitido pela lei e se é viável tecnicamente. Claro que não colocarei nenhuma janela ou abertura desse lado.

(Estou pensando, atualmente, em construir essa parte de cima em madeira.)

É possível construir em cima de casa geminada?

Moro em uma casa que é colada a outra. Gostaria de saber se é possível construir em cima da minha, independentemente da outra. Se é permitido pela lei e se é viável tecnicamente. Claro que não colocarei nenhuma janela ou abertura desse lado.

(Estou pensando, atualmente, em construir essa parte de cima em madeira.)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 3
Alliny Izabely Vale Portes
Particular - há 9 meses

Fábio, é preciso verificar a fundação desses dois imóveis.

É muito comum que se utilize radier na fundação de casas geminadas.

Após a verificação da fundação é necessário verificar se as vigas, pilares e laje aguentam a carga que será acrescentada, pois para cada tipo de uso terá um acréscimo de carga.

Se você utilizar o local para ser um dormitório terá um acréscimo de carga "x", se for utilizado para festas será uma carga "y".

Então, primeiro, contate o profissional que fez a casa e busque pelo projeto de fundação e projeto estrutural. Logo após consegui-los, contate um engenheiro estrutural para realizar os cálculos para você.

Espero ter te ajudado.

Fábio P R
Particular - há 9 meses

Obrigado pela resposta. É uma casa antiga, não há como encontrar quem a construiu, ou o projeto original. É possível para um engenheiro estrutural verificar a fundação sem o projeto?

Raimundo Nogueira Arquitetura e Obras

Bom dia, Fábio! Existe algumas questões envolvidas para uma resposta eficiente. Mas primeiro, é verificar as normas de construção que incide sobre o lote e posteriormente verificar a estrutura existente. Tipo a fundação, estrutura, etc;

Espero ter ajudar e fico a disposição.

José Augusto Silva

Bom dia, sim é possível, mas tem que fazer uma vistoria técnica na estrutura para analisar se aguenta ou não, se sim construir, se não é só fazer as colunas embutidas nas paredes e construir. mas tudo com laudo e acompanhamento de um engenheiro. esoero ter ajudado

Responder
José Augusto Silva

Bom dia, sim é possível, mas tem que fazer uma vistoria técnica na estrutura para analisar se aguenta ou não, se sim construir, se não é só fazer as colunas embutidas nas paredes e construir. mas tudo com laudo e acompanhamento de um engenheiro. esoero ter ajudado