É possível construir um 2° andar em uma casa sem pilar de sustentação?

Gostaria de saber se seria possível a construção de um segundo piso em uma casa sem pilar de sustentação, ou a casa terá que ser demolida para nova construção?

É possível construir um 2° andar em uma casa sem pilar de sustentação?

Gostaria de saber se seria possível a construção de um segundo piso em uma casa sem pilar de sustentação, ou a casa terá que ser demolida para nova construção?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 3
ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Não é indicado nem uma casa terrea sem pilares, imagina um sobrado...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Responder
A G PROJETOS E CONSTRUÇÕES

Bom dia primeiramente tem que ser averiguado a fundação da mesma e tb se as paredes são de bloco estrutural, mediante as estas informações vc analise o que será mais viável para a execução deste pavimento.

Responder
Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 1 año

Não tendo certeza como foi feita a sustentação da casa existente, é preferível fazer um estudo colocando no papel, e distribuir os pilares onde pode ter um bloco de concreto com agulhas e uma viga baldrame para amarração dos pilares, e ver, se a laje é de forro, pode-se fazer um concreto e transforma-la em laje de forro, ligada a uma cinta de amarração. Chame um engenheiro que trabalha com calculo estrutural e vc vai ter a orientação correta do que precisa. Ter jeito tem, mas tem que ter a sustentação correta. Nesses casos é preferível fazer uma estrutura externa na casa antiga e tudo fica seguro, pois o peso de sustentação da nova obra é muito grande para deixar em cima das paredes de tijolos.

Responder
Cláudio Luiz Martins de Souza

Primeiro vc tem que ter em mãos o Laudo Técnico da estrutura do imóvel(bases de sustentação, parede erguidas, lajes, vergas e contra vergas) de especialista em estrutura. Todo engenheiro tem atribuição para ser Perito, mas para ser Perito tem que ser especialista. E você já ter em projeto e saber o que quer fazer para analisar a situação. Parede sobre parede é o ideal.

Responder
Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

Construir em cima, construir o segundo andar, o segundo pavimento sem fazer colunas, será que isso é possível?

Não é muito comum ver esse tipo de construção, mas é sobre isso que iremos tratar na matéria de hoje.

As colunas, pilares, vigas, são elementos estruturais muito importantes e devem receber atenção redobrada durante a construção. São esses elementos que dão a sustentação de uma construção.

Se a coluna, a viga ou o pilar for mal feito, pode gerar grandes problemas futuros. Mas, não isso que queremos, não é mesmo?

Responder
Geraldo Jose de Carvalho

Bom dia!

O ideal e que se faça uma analise da construção e da estrutura, para ver se tem possibilidade, agora caso seja uma construção antiga e bom que faça um projeto de reforço dessa estrura, pois assim ficaria mais seguro pra vc. e também pra o responsável tecnico.

Um abraço e tenha um bom dia!

Responder
Cores e Tons Reformas e Pinturas

Até pode, porém, tem que verificar o solo da fundação, os tijolos e reboco das paredes, o tipo de laje, e, faça a repartição interna do. Segundo pavimento com Drywall pra ficar mais leve.

Converse com um construtor responsável e tire todas as dúvidas antes de construir.

Responder
Carlos Alexandre Braga Júnior
Aliança Projetos E Topografia (Ibirité, Minas Gerais) Aliança Projetos E Topografia - há 1 año

Prezado Leonardo!

É possível sim! Deve-se realizar o projeto da planta superior, compatibilizar com a planta do térreo e criar os pilares, vigas e, caso necessário, uma laje acima da laje existente. A dificuldade estará em executar as fundações (bloco, estaca, etc).

A questão aqui é saber qual é mais vantajoso financeiramente. Dependendo do caso, valeria a pena demolir e começar do zero.

Em suma, possível é. Porém, é importante avaliar o custo em ambos os casos.

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção casas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.