Gostaria de comprar um sobrado, minha ideia sería construir un terceiro piso para os quartos e transferir a sala e cozinha para o segundo piso, tudo isso para transformar a sala e a cozinha do térreo em garagem, porém descobri que o sobrado foi construído em cima de um porão, ou seja e piso térreo é uma laje. Gostaria de saber se posso estacionar um carro em cima dessa laje, anexei uma foto das colunas que sustentam essa laje, porém não sei qual tipo de ferro foi usado, nem o tamanho das sapatas e etc. Caso não seja possível vou desistir da compra e se o custo para adequar essa laje for muito alto tb vou desistir, pois já li que em alguns casos é mais fácil demolir a casa e construir outra.
E possível estacionar um carro em cima de uma laje?
Gostaria de comprar um sobrado, minha ideia sería construir un terceiro piso para os quartos e transferir a sala e cozinha para o segundo piso, tudo isso para transformar a sala e a cozinha do térreo em garagem, porém descobri que o sobrado foi construído em cima de um porão, ou seja e piso térreo é uma laje. Gostaria de saber se posso estacionar um carro em cima dessa laje, anexei uma foto das colunas que sustentam essa laje, porém não sei qual tipo de ferro foi usado, nem o tamanho das sapatas e etc. Caso não seja possível vou desistir da compra e se o custo para adequar essa laje for muito alto tb vou desistir, pois já li que em alguns casos é mais fácil demolir a casa e construir outra.
2 Respostas
A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.
R: Se foi previamente dimensionada para tal por profissional qualificado sim...
Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.
A disposição;
ScalaTécnica Estruturas Metálicas
Boa noite, Vanilda.
A Engeconsult fica feliz em colaborar.
Primeiramente, deve-se considerar o seguinte: um veículo pequeno pesa, em média 1300kg. Distribuídos em 4 pontos (pneus), o que dá cerca 300 a 350 kg por ponto, dependendo do pneu (os da frente pesam mais por causa do motor). Com coeficientes de segurança e outros detalhes, essa carga vai para 500kg. Considerando que a distância entre os pneus tem cerca de 2 metros, podemos deduzir a carga de 500kg/m². Essa carga é uma carga elevada para qualquer laje, o que implica em necessidade de reforço, principalmente porque você não sabe qual a armação.
Embora a armação e o concreto possam ser avaliados (ultrassom, esclerometria, rompimento de corpo de prova, etc.), muito pouco provável que tenha sido dimensionada para esta carga, e um reforço adequado não seria um custo muito baixo, mesmo considerando um profissional experiente, que pode lhe dar uma solução mais em conta (reforço com fibra de carbono ou estrutura metálica independente), ainda assim o custo para o reforço não seria barato. Sugerimos buscar uma outra solução.
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