Posso instalar a saída da coifa na janela?

Comprei um apartamento de paredes estruturais e ele não tem previsão para saída de ar da coifa, apenas do aquecedor de passagem, que fica na veneziana da janela da lavanderia. Minha dúvida é: posso instalar a coifa da mesma maneira, porém na outra extremidade da veneziana da janela da lavanderia? No caso, ficaria a saída do aquecedor (já existente) do lado esquerdo da janela e a saída da coifa do lado direito. Caso seja possível do ponto de vista técnico, isso é considerado alteração da fachada?

Na foto: em vermelho, a saída do aquecedor de passagem; em laranja, a sugestão de colocação da saída da coifa.

Posso instalar a saída da coifa na janela?

Comprei um apartamento de paredes estruturais e ele não tem previsão para saída de ar da coifa, apenas do aquecedor de passagem, que fica na veneziana da janela da lavanderia. Minha dúvida é: posso instalar a coifa da mesma maneira, porém na outra extremidade da veneziana da janela da lavanderia? No caso, ficaria a saída do aquecedor (já existente) do lado esquerdo da janela e a saída da coifa do lado direito. Caso seja possível do ponto de vista técnico, isso é considerado alteração da fachada?

Na foto: em vermelho, a saída do aquecedor de passagem; em laranja, a sugestão de colocação da saída da coifa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Wilson Rodrigues Martinelli

Bom dia Camila ! Não há problema algum na solução de saída do duto pela janela. É importante verificar antes com o síndico, por questão da harmonização da fachada.

Responder
Normando Brito Da Rocha
Nbr Costrução E Reforma (Hortolândia, São Paulo) Nbr Costrução E Reforma - há 2 anos

Podr perfeitamente. Mas antes de executar o serviço verifique com o sindico. Ficará igual a foto abaixo.

Responder
Vanderlei de Almeida Batista

É a forma mais simplificada de vc instalar a coifa seria justamente na janela, não altera nada, fica imperceptível por fora se colocar um acabamento legal.

Responder
Ruy Lessa de Oliveira

Bom dia, tecnicamente é uma ótima solução pois a abertura prevista não interfere com os elementos estruturais do edifício. No entanto o Síndico deverá autorizar a modificação. Na minha visão não haverá modificação de fachada do prédio.