É possível relocar quadro de distribuição de energia?

É possível relocar quadro de distribuição de energia no máximo 1m na mesma parede em apartamento residencial?! Acabei de comprar um apartamento em condomínio residencial e gostaria de colocar minha geladeira onde hj ficaria em frente ao quadro de luz, então, gostaria de alterar o posicionamento do quadro de luz no máximo 1m para a esquerda, liberando o acesso!

É possível relocar quadro de distribuição de energia?

É possível relocar quadro de distribuição de energia no máximo 1m na mesma parede em apartamento residencial?! Acabei de comprar um apartamento em condomínio residencial e gostaria de colocar minha geladeira onde hj ficaria em frente ao quadro de luz, então, gostaria de alterar o posicionamento do quadro de luz no máximo 1m para a esquerda, liberando o acesso!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 6
Particular - há 3 anos

R: Poder, pode, mas deve verificar a parte estrutural do estorno e redes que deverãm ser deslocadas...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 3 anos

Boa noite amigo,pode sim,e so usar o quadro antigo para fazer aa derivasoes e instalar o quadro novo,contrate um profissional de sua confiança,estamos a sua disposiçao,grato

Responder
Thiago Benites
Benites Engenharia (Alvorada, Rio Grande do Sul) Benites Engenharia - há 3 anos

Muito boa tarde caro amigo. Nada te impede a executar tal manobra, uma vez lembrando que a NBR5410 deve ser seguida, zelando pela excelência nos serviços que envolvam elétrica. Cuidando altura, obstaculos e principalmente as emenda em especial dos cabos de alimentação. Se for para sugerir um serviço top: troca a alimentação desde o QGBT ate o seu CD evitando emendas dentro de eletrodutos. Duvidas fico a disposição.. att Eng benites.

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 3 anos

Não vejo dificuldade basta utilizar o disjuntor geral do quadro antigo para alimentar o quadro novo as emendas vc as faz dentro do quadro antigo uma vez que o mesmo irá ficar atrás da geladeira não terá problemas para possíveis manutenções.

Responder
Giovani Grings
G3ENGENHARIA (Campo Bom, Rio Grande do Sul) G3ENGENHARIA - há 3 anos

Steven Julie é possível sim fazer a relocação, contudo deve-se observar o método construtivo utilizado, em caso se for uma parede portante, a alteração não pode ser realizada, caso seja uma alvenaria de vedação, tomando os devidos cuidados pode-se sim fazer a alteração.

Responder
Frederico Castro
F Castro Engenharia (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) F Castro Engenharia - há 3 anos

Seria uma manobra muito complicada. Veja bem, não podem haver emendas nos cabos por dentro dos conduítes, então mesmo que seja apenas 1m, se a direção que você quer deslocar o quadro for contrária a chegada de algum circuito você já se vê obrigado a realizar emenda, o que não deve ser feito. A opção seria refazer o cabeamento deste circuito, mas seria uma solução custosa e trabalhosa.

Responder
J Roberto Nunes Assis

Bom dia.

Apesar de NAO PODER HAVER EMENDAS DENTRO DE CONDUITES, pode-se instalar uma caixa de distribuição com conectores e levar o QDL ate o local desejado, porem, a qualidade de mao de obra tem de ser no minimo MUITO BOA.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região