É recomendável colocar porcelanato polido nos banheiros?

A minha arquiteta sugeriu usar o mesmo porcelanato, no caso o polido, no apartamento inteiro, inclusive nos banheiros. Fiquei insegura, acho escorregadio para áreas molhadas.

É recomendável colocar porcelanato polido nos banheiros?

A minha arquiteta sugeriu usar o mesmo porcelanato, no caso o polido, no apartamento inteiro, inclusive nos banheiros. Fiquei insegura, acho escorregadio para áreas molhadas.

Pergunta feita sobre o projeto Apartamento IB2 em São Paulo
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 2
Doutor do Piso (Tratamento e Revitalização de Pisos e Revestimentos)

Realmente não é aconselhado a colocação de nenhum tipo de revestimento polido em áreas externas ou úmidas ( que sofrerão a ação de água).

Mas se por ventura já foi colocado o revestimento (porcelanato) polido no banheiro, este erro poderá ser bastante reduzido com a aplicação de um produto antiderrapante que aumenta o coeficiente de ficção, principalmente quando estiver molhado. Não altera a estética do piso.

Responder
Renate Rossi
Renate Rossi Arquitetura + Interiores (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Renate Rossi Arquitetura + Interiores - há 8 anos

Nao aconselho a colocar porcelanato polido nas áreas molhadas. Além de escorregadio e portanto perigoso, hoje em dia existe a Norma de Desempenho que deve ser aplicada inclusive por construtoras, onde desaprova o uso de piso polido nestas áreas. Aconselho a utilização do mesmo modelo/cor do porcelanato (se preferir) porém com acabamento "natural" ou até levigado, que atenda o coeficiente de atrito ideal.

Responder
Machado e Nobili + Arquitetura e Decoração
Particular - há 8 anos

Porcelanato polido é muito liso e por isso indicado para áreas secas. Quando entram em contato com água este torna-se bastante escorregadio.

Já os esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho desejado. Sendo assim a superfície que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate, sendo estes os mais indicados para utilização em áreas molhadas!

Para atender o desejo ou a necessidade de ter o mesmo porcelanato em qualquer ambiente da sua casa, algumas marcas possuem porcelanatos com a mesma estampa (desenho) e superfícies diferentes.

Para atender o desejo ou a necessidade de ter o mesmo porcelanato em qualquer ambiente da sua casa, algumas marcas possuem porcelanatos com a mesma estampa (desenho) e superfícies diferentes. Vale verificar em lojas especializadas o que poderia se encaixar melhor no seu projeto!!