É seguro construir um primeiro/segundo andar em uma casa com uma das paredes conjugada?

Boa noite!

Fiz um projeto com um amigo arquiteto, para que possa construir dois andares em cima da casa da minha mãe (um sobrado como alguns falam), o terreno construido tem 4,5m x 30m, onde teria um primeiro andar com laje completa (em todo terreno) e um segundo andar utilizando a ultima metade do terreno (4,5m por 15,m).

Minha dúvida ficou por conta da casa ter um dos lados conjugada (a mesma parede é utilizada pela minha casa e a casa da vizinha) e justamente nessa parede conjugada, a vizinha também tem um primeiro andar construido (na época que ela construiu, foi pedido autorização aos meus pais e meu pai disse que autorizou já pensando em um dia construir um primeiro andar e já aproveitar a parede levantada por ela, na parte de cima), mas seria seguro fazer todas essas edificações em uma única parede? Não correria o risco de ser peso demais para ela e ela vir a ceder ou ter algum problema em médio/longo prazo?

Minha dúvida é completamente de um leigo, já dei uma conversada com o mestre de obras e ele disse que não teria problema, pois faria uma base reforçada, colunas reforçadas, assim como as lajes também.

Faz medo? Ou a parede em si não influencia muito, o que importa são as colunas e a laje?

É seguro construir um primeiro/segundo andar em uma casa com uma das paredes conjugada?

Boa noite!

Fiz um projeto com um amigo arquiteto, para que possa construir dois andares em cima da casa da minha mãe (um sobrado como alguns falam), o terreno construido tem 4,5m x 30m, onde teria um primeiro andar com laje completa (em todo terreno) e um segundo andar utilizando a ultima metade do terreno (4,5m por 15,m).

Minha dúvida ficou por conta da casa ter um dos lados conjugada (a mesma parede é utilizada pela minha casa e a casa da vizinha) e justamente nessa parede conjugada, a vizinha também tem um primeiro andar construido (na época que ela construiu, foi pedido autorização aos meus pais e meu pai disse que autorizou já pensando em um dia construir um primeiro andar e já aproveitar a parede levantada por ela, na parte de cima), mas seria seguro fazer todas essas edificações em uma única parede? Não correria o risco de ser peso demais para ela e ela vir a ceder ou ter algum problema em médio/longo prazo?

Minha dúvida é completamente de um leigo, já dei uma conversada com o mestre de obras e ele disse que não teria problema, pois faria uma base reforçada, colunas reforçadas, assim como as lajes também.

Faz medo? Ou a parede em si não influencia muito, o que importa são as colunas e a laje?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 3
Leonardo
Sigma Grid Engenharia (Chapada, Rio Grande do Sul) Sigma Grid Engenharia - há 5 anos

Olá, boa tarde!

Sou engenheiro estrutural e te alerto que construir em cima de construções já existentes é sempre um desafio, pois na maioria das vezes não temos em mãos o projeto estrutural do antigo imóvel. O problema complica ainda mais se estes projetos nunca foram feitos, então não tem como assegurar se a nova estrutura a ser construída afetará de alguma forma a obra já existente.

O conjunto estrutural convencional de uma edificação (um sobrado, no teu caso) trabalha de forma conjunta, ou seja, temos paredes e lajes que descarregam suas cargas nas vigas, que por sua vez descarregam suas cargas nos pilares e estes descarregam nas fundações, que podem ser superficiais (sapatas, radier, etc) ou então profundas (estacas, tubulões, etc). Baseado nisso, podemos afirmar que as paredes (alvenarias de vedação, na maioria dos casos) não contribuem para a resistência estrutural do imóvel, então cabe dizer que para saber se podemos ou não construir em cima de edificações existentes, devemos analisar a estrutura e principalmente os projetos, e caso estes não existam, devemos proceder com um projeto de reforço estrutural.

Importante lembrar da importância de um projeto estrutural bem projetado e executado. Não devemos “especular” qual modelo estrutural seria o mais correto, pois em muitos casos alguns profissionais da construção civil asseguram, com base na experiência, que determinado modelo estrutural é seguro de construir quando na verdade estão cometendo um dos maiores equívocos possíveis, pois nenhum projeto é igual e estruturas que tem problemas visíveis após construída tende a ser, na menor das consequências, infinitamente onerosa, podendo chegar ao extremo de levar vidas junto à sua ruína.

Te oriento a buscar ajuda de um profissional.

Tenha uma boa tarde. Forte abraço!

Responder
Construção E Reformas  Luan
Construção Civil Em Geral, Reformas, Edificações, Pinturas, Hidráulica E Elétrica Etc... (Garanhuns, Pernambuco) Construção Civil Em Geral, Reformas, Edificações, Pinturas, Hidráulica E Elétrica Etc... - há 5 anos

Olá Serginho, a melhor resposta para vc é: procure um engenheiro civil ou uma construtora na sua cidade, só um profissional poderá lhe orientar melhor indo ao local verificando, pois vc pode até pensar que vai economizar ao aproveitar a parede quando na verdade em alguns casos nem compensa e acaba gastando mais, só a opinião do mestre de obras não é suficiente, msm sendo um bom profissional leve também um engenheiro civil... Espero ter ajudado..

Responder
Particular - há 5 anos

R: Faça uma construção idenpendente para garantir a estabilidade da construção...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

G8 Projetos e Construções
G8 Projetos e Construções (Recife, Pernambuco) G8 Projetos e Construções - há 5 anos

Olá Sérgio! Infelizmente não há muito o que recomendar sem analisar o imóvel, muitos conselhos certamente você recebeu mas o fato é que antes de tudo procure um engenheiro para analisar sua estrutura.

Se eu não entendi errado você mencionou também +2 pavimentos, aí é necessário ver a legislação do seu município.

Construir é possível sim, mas só com uma orientação direta de alguém com experiência técnica para escolher o método certo.

Boa sorte!

Responder
Israel Oliveira dos Santos
Construtor (Limoeiro, Pernambuco) Construtor - há 5 anos

Bom dia caro amigo, é preciso que se faça colunas independentes, para não forçar a estrutura antiga pois a mesma já está com um certo limite de peso. Você precisa se necessário fazer uma outra parede colada para que não haja danos futuros. O excesso de peso pode acarretar rachaduras e até mesmo desabamento da parede pois será necessário cortar a mesma para fazer a emenda das lages. Aconselho não usar a mesma parede. Espero que tenha ajudado. Bom dia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região