elétrica

posso ligar o fase de uma casa e o nutro de outra casa?

elétrica

posso ligar o fase de uma casa e o nutro de outra casa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Respostas úteis 2
Julio Cesar Mota
JCMSERVTEL Instalação e Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) JCMSERVTEL Instalação e Manutenção - há 9 anos

Todos os serviços ele tem que ter cautela, por é necessário saber a carga a ser utilizada, para poder utilizar este tipo de ligação, mas aconselho dimensionar o circuito, para não haver sobrecarga e e um alto consumo de energia, ou um curto circuito na rede, ou seja, qualquer tipo de instalação consulte um eletricista, para uma visita técnica.

Responder
Manoel de Oliveira Neto

Olá pessoal!!,nos estudos básicos sobre eletricidade,aprendemos q. só e tão somente,um profissional e não um curioso da área,deve ter acesso à qualquer tipo de energização que você realmente necessite,no seu caso é simples,a energia consumida pelo seu imóvel, deve e tem que ser apenas sua;portanto não deve ser dividida,ou compartilhada com ninguém evite acidente,ou pinimbas judiciais,contratando uma empresa,ou um técnico realmente habilitado;isso irá lhe garantir um serviço de alta qualidade alem da responsabilidade,que você tem para com à sua família,mesmo porque luz,é vida...mas de maneira errada, infelizmente será coisa pior ......cuide-se;e lembre-se se você não conhece,não se atreva

Responder
Carlos Packer

Não é correto fazer isto, nem a pergunta está parecendo correta. Ligar a fase de uma casa no neutro de outra casa ou da mesma casa, vai gerar um curto circuito logicamente. O que deu a entender com relação ao que está sendo perguntado, é utilizar a fase de uma casa e o neutro de outra casa para criar uma tomada por exemplo, neste caso, continua sendo incorreto, mas logicamente, funcionaria.

Responder
Valmir Joaquim Oliveira

Ola amg tudo bem para emergência da certo sim mais si a seção do neutro do seu vizinho não suporta a nova demanda vc terá problema com harmonia ex liga um liquidificador sua tv vai ficar cheio de chuvisco.

mais o pior e si faltar o neutro e vc ligar alguma coisa que tenha recistencia como ferro de passa roupa toda ligação de sua casa pode virar 220 v e queimar tudo estero ter ajudado abs Valmir

Responder
Thais Souza da Cruz  Maia
Particular - há 9 anos

O neutro deve ser aterrado no ponto de entrada em cada residência, e segue também um neutro do poste que é aterrado junto no poste do transformador que alimenta a rede, portanto esse tipo de ligação dá certo, porém não se deve fazer, por motivos que os colegas acima disseram, roubo de energia, sobre aquecimento de cabos em caso de mal dimensionamento. No caso de uma emergência "puxe" o Fase/Neutro para tua casa. Somente no caso de não houver outro jeito e para uma emergência muito curta isso poderia ser feito, e nunca como instalação permanente.

Augusto Melo
Nosso Amigão Reformas e Pequenos Reparos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Nosso Amigão Reformas e Pequenos Reparos - há 9 anos

O melhor é sempre fazer da maneira correta, cada imóvel com suas respectivas ligações de circuitos Neutro-fase, se estiver com problemas na fiação de uma das casas e não está conseguindo localizar, o ideal é procurar ajuda de profissional qualificado, assim você evitará complicações futuras com a instalação.

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Tecnicamente funcionaria se a seção do condutor neutro suportar a nova carga, questões de dimensionamento, e se esse neutro não for supervisionado por DR, porém digo que deve-se procurar um profissional de Engenharia Elétrica para prover com segurança a melhor solução.

Responder
Carlos Roberto Paliari   Paliari
CRP Elétrica (Osasco, São Paulo) CRP Elétrica - há 9 anos

Pode desde que a conexão seja feita no quadro de entrada, pois o neutro tem potencial 0 volts e é comum para todos os consumidores vindo do poste da concessionaria. no entanto é procedimento irregular e irá sobrecarregar o neutro, que não está dimensionado para atender duas residencias. Entendo que se trata de uma situação emergencial, provisoria e sendo assim evite usar equipamentos com alto consumo, como chuveiro, fornos, ar condicionado e aquecedores.

Responder
Alisson Teixeira
Particular - há 9 anos

Boa tarde amigo, você não deve fazer isso em hipótese nenhuma, correndo o risco de uma sobrecarga e sério acidente. A tensão (volts) é dada entre dois pontos de um circuito (comumente fase e neutro), de acordo com a carga será gerada uma corrente elétrica, se você altera a corrente de um circuito (fazendo com que ele receba a carga de outro) você estará indo contra todo o cálculo elétrico (que quase nunca é realizado por eletricistas curiosos) isso fará com que seu circuito falhe, podendo gerar inclusive incêndios... se você estiver com algum problema teremos satisfação em ajudá-lo. Entre em contato.

Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 9 anos

Ola seu Tito esse procedimento não e correto porque causa aquecimento de cabo. isso não provoca curto circuito mas certamente vai ocorre o rompimento do neutro.Outra coisa se o seu padrão for bifásico com o rropimento do neutro vai entra so atenção maior

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

O neutro deve ser aterrado no ponto de entrada em cada residência, e segue também um neutro do poste que é aterrado junto no poste do transformador que alimenta a rede, portanto esse tipo de ligação dá certo, porém não se deve fazer, por motivos que os colegas acima disseram, roubo de energia, sobre aquecimento de cabos em caso de mal dimensionamento. No caso de uma emergência "puxe" o Fase/Neutro para tua casa. Somente no caso de não houver outro jeito e para uma emergência muito curta isso poderia ser feito, e nunca como instalação permanente.

Responder
Luciano  Azevedo

em certo tipo de ligação, além de ocorrer aquecimento dos condutores, isso seria uma ligação irregular (gato) pois em um padrão monofásico, o medidor só registra se passar por ele fase e neutro, do contrário não irá registrar, podendo ocasionar multa pela concessionária de energia elétrica

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região