Como resolver os problemas de rachaduras?

Uma das paredes da nossa sala, de um apartamento no 2º andar de um prédio residencial, tem rachaduras que chegam até o outro lado da parede. Essa é a terceira vez que a rachadura ou fissura ocorre no mesmo lugar. Foi recomendado por um profissional que desta vez, se coloque uma tela da 3M no tijolo, outro profissional recomendou colocar vergalhão de aço... Alguém sabe como resolver isso?

Como resolver os problemas de rachaduras?

Uma das paredes da nossa sala, de um apartamento no 2º andar de um prédio residencial, tem rachaduras que chegam até o outro lado da parede. Essa é a terceira vez que a rachadura ou fissura ocorre no mesmo lugar. Foi recomendado por um profissional que desta vez, se coloque uma tela da 3M no tijolo, outro profissional recomendou colocar vergalhão de aço... Alguém sabe como resolver isso?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

44 Respostas

Lucas Luis Alves Nobre
LMT Enterprises Ltda (Manaus, Amazonas) LMT Enterprises Ltda - há 5 anos

Olá

Boa tarde, sou engenheiro civil da empresa LMT Enterprises LTDA, avaliando a sua pergunta, posso atribuir uma dica valiosa para a solução desta avaria, na engenharia atribuímos graus em abertura de fissuras, dependendo da análise visual in loco, podemos dizer , e observando essa fissura que abriu na sua parede, como você já disse que é a terceira vez que ela aparece, ela está sofrendo com tensões de cargas equivalentes, o que pode ser feito, é você contratar um profissional como pedreiros,etc. Pedir para que ele quebre esta área em questão, coloque uma armadura em formato de cruz, em seguida peça que preencha toda área com uma mistura homogênea, em seguida , realizar as demais etapas de acabamento, uso de massa especifica e aplicar a pintura. Lembrando que deve ser analisado algumas condicionantes, como infiltrações, as cargas atuantes nesta parede, um pequeno estudo de caso, antes de realizar qualquer serviço, encontrar a causa raiz para que o problema não volte acontecer.

Espero que esta dica possa te ajudar, qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Responder
Florindo Moraes
FMS-Revestimentos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) FMS-Revestimentos - há 5 anos

Boa noite Marcelo,sobre a rachadura que sujiu na sua parede não é tão simples mas não tão complicado,voçê pode expandir a rachadura, é preciso tratar limpar selar e aplicar uma tela na primeira camada junto com sela trinca da sequencia no mesmo processo tela e sela trinca,agora é preciso saber se á rachadura seria estrutural ai o processo seria outros uma convocação de um Engenheiro,ok grato.

Responder
Antonio Carlos Soares de Almeida

Antes de mais anda você precisa saber o que está causando a rachadura. É só no seu apartamento? Ela está aumentando ou é sempre do mesmo tamanho e abertura? Meu conselho como arquiteto, procure um engenheiro civil já que é a terceira vez que aparece e trincas em 45º, ou seja diagonal na parede, podem ser problema estrutural, sobrecarga ou, movimentação estrutural, etc. A trinca é somente uma consequência de algum fator bem ruim que está ocorrendo na construção.

Responder
Everaldo  Luiz de Lima

Boa tarde,aconselho a procurar um engenheiro.trincas na diagonal indica risco na estrutura.algo não está bom,pode ser transito de veículos pesados,trens, movimentação. ou seja existe vários fatores para a ocorrência de trincas,mas quando é na diagonal acaba ficando um pouco mais serio. procure seus vizinhos, para verificar se no aptos deles também tem trincas,caso positivo procure o sindico!

Responder
Odair Brocanello
BP Arquitetura E Engenharia (Campinas, São Paulo) BP Arquitetura E Engenharia - há 5 anos

Sugiro observar se a trinca está aumentado. Cole fita crepe ou durex no sentido perpendicular à trinca, é observe o tempo que os elementos dilatam ou não. Se não dilatar, dentro de um bom tempo, fazer os reparos que muitos colegas sugeriram. Se dilatou rapidamente, consulte um engenheiro civil, para uma avaliação pois a estrutura pode estar recalcando.

Responder
Zequias Fernande
ZF Reformas E Construções (São José dos Campos, São Paulo) ZF Reformas E Construções - há 5 anos

Ola boa tarde.

Bom, pela foto da para ver que è um problema que não se resolve com vergalhao ou telas, porque ate o bloco acaba se rompendo,entao pode ser problema estrutural,melhor relatar o.problema ao sindico ja que nao e a primeira vez, que contece,e entao procure consultar um engenheiro.para que nao se perca dinheiro sem saber a causa do problema.

Responder
Hamilton Vieira
Socorro Do Lar (Sorocaba, São Paulo) Socorro Do Lar - há 5 anos

Esse é um típico caso de rachaduras ocasionadas , por acomodação estrutural , que pela foto parece estabilizada pela uniformidade fissural.

Recomendo uma cinta corrida de vergahão CA 60 Brizola 5/16, mais alguns colchetes menores chumbados em outros pontos. Tanto a argamassa usada para chumbar a cinta corrida, quanto a usada para chumbar os colchetes deve ter a medida de 3x1 (três volumes de areia para um volume de cimento.

Espero ter contribuído.

Responder
Dario Santos
Ferramental Serralheria (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ferramental Serralheria - há 5 anos

Boa tarde ,essa situação se resolve como muitos amigos profícionais já disseram ,dependendo da rachadura e local em que a edificação está localizada será necessário colocar tela ou vergalhão na posição de z .

Isso conterá a rachadura ok

Responder
Luiz Fernando
LVF - Arquitetura & Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) LVF - Arquitetura & Engenharia - há 5 anos

O mais indicado nesta ocasião é uma visita técnica para avaliação, diversos fatores podem ter gerado a fissura, em casos de edificações novas podem ocorrer acomodação da estrutura no solo devido ao carregamento da mesma como a mobília dos moradores, revestimentos entre outros fatores.

Para uma melhor analise seria necessário verificar se existem mais apartamentos com o mesmo tipo de fissura na mesma região/posição ou se apenas se trata de um caso isolado visto que na maioria dos edifícios sejam de alvenaria convencional ou estrutural os apartamentos são espelhados.

Em alguns casos utilizar o famoso "tela sela trinca ou tapa trinca" funciona muito bem, assim como a utilização de telas aramadas tipo "pinteiro" para estruturação da argamassa de emboço porem em alguns casos é necessário a aplicação de tela de fibra de vidro juntamente com a utilização de produtos com flexibilidade na argamassa (polímeros) e assim evitar novas trincas na região.

Oriento uma visita técnica com um engenheiro de confiança para verificar a melhor solução para este caso visto que em caso de uma tratativa inadequada a fissura poderá retornar em outro local.

Espero ter ajudado!

Responder
C6 Construção C6
C6 Construções E Reformas (Carapicuíba, São Paulo) C6 Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia, com fotos não há como identificar se o problema é estético ou estrutural, no caso de estético existem alguns produtos em casa de material de construção para resolver o problema, recomendo baucryl, mas se o problema for estrutural o problema é mais grave, recomendo uma visita técnica para resolver seu problema o quanto antes.

Responder
Luiz Henrique de Paula

É sempre muito difícil "resolver" situações de construção através de perguntas e respostas e fotos somente do problema. Normalmente precisaríamos investigar, pois, na maioria dos casos, o problema é reflexo de alguma interferência de outro local. No seu caso, pelo seu relato, tudo indica ser um problema estrutural. Para que isso seja resolvido a contento, deve-se chamar um engenheiro civil calculista, se possível com o projeto estrutural do edifício (veja com a administração do condomínio). Esse profissional deverá analisar e dará a solução mais adequada ao problema. Procure saber se isso ocorre em outros apartamentos pois pode ser um problema que envolva todo o condomínio. Espero ter ajudado.

Responder
Engenheira Alice Sousa

O mais óbvio primeiramente é a análise para buscar a melhor solução.

A análise envolve o estudo estrutural com o projeto do apto e do conjunto para verificar a carga que a parede está sofrendo e assim buscar o tratamento ideal e definitivo para a patologia encontrada.

Responder
Julio Cesar Moran Hassan
Hassan Engenharia E Projeto (São Carlos, São Paulo) Hassan Engenharia E Projeto - há 5 anos

Trata-se de um problema estrutural. Há que fazer uma análise da estrutura in loco, juntamente com o projeto, para se determinar o tipo de reforço a ser empregado.

Responder
Gideone
Alagoas Pinturas Residenciais Comerciais E Prediais (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Alagoas Pinturas Residenciais Comerciais E Prediais - há 5 anos

A maioria das vezes é melhor a gente analisar Se necessário a gente mesmo executa o serviço se vimos que algum tipo de risco através da rachadura é melhor consultar um engenheiro e ele vai dizer o que podemos fazer

Josue Viana Oliveira Oliveira
Canp Pinturas (Itu, São Paulo) Canp Pinturas - há 5 anos

Nesse caso tem que chumbar ferros de amarração com areia e cimento depois reboco e massa corrida para acabamento as rachaduras estão bem abertas

Só assim vai resolver ...

Responder
Realds Engenharia

Prezados, é preciso uma visita técnica. Para uma avaliação correta e definir o que deve ser feito e quem deve fazer.

3 fotos
Particular - há 5 anos

R: Isso é um problema estrutural e deve ser resolvido como tal... a utilização de barras de transferencia é uma opção, mas deve-se levar ao construtor se ainda estiver na garantia dos 5 anos, caso contrario, somente com uma visita no local para identificar com exatidão e dar o diagnostico para o restauro

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fernando
Fernandin Ponturas (Presidente Prudente, São Paulo) Fernandin Ponturas - há 5 anos

A suvinil tem um tratamento de trincas e fissuras. Que da garantia ten que abrio a trinca passar fumdo preparador aplicar suvinil tapatrinca aplicar uma fita para trincas com suviflex amtes de dar acabamento com massa e tinta oi

Responder
Edgar
Edgar de Souza Sena ME (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edgar de Souza Sena ME - há 5 anos

Isso depende muito do local quê está situado a residência. Se for em um local onde passa muito veículo pesado ou de carga por mais que coloque vergalhao ou tela com tempo voltará à aparece,se não for no mesmo lugar será em outro. Se for um problema estrutural o mas recomendável é procurar um engenheiro calculista.

Simone Maria Fetter
Simone Fetter Arquitetura (Vinhedo, São Paulo) Simone Fetter Arquitetura - há 5 anos

Olá Marcelo.

Primeiro você precisa identificar a causa da trinca ou rachadura e se ela continua se movimentando.

Rachaduras em sentido diagonal podem ter origem estrutural (movimentação ou acomodação da estrutura) ou apenas de vibração (caso o prédio esteja num local com trânsito intenso e de veículos pesados isso pode acontecer por exemplo). Converse com os vizinhos e deacubra se outros apartamentos tem o mesmo problema.

A construtora que executou a obra tem responsabilidade civil sobre ela durante 5 anos após a entrega. Neste período você pode procurá-los e solicitar uma visita técnica de um engenheiro para olhar e avaliar o problema, exija um parecer por escrito deles, é um direito seu.

Caso já tenha passado 5 anos você pode ligar na defesa civil, explicar o caso e solicitar uma vistoria e te orientar corretamente, só aí você parte pra solição da trinca. Corrigi-la sem saber a origem só vai fazer você gastar dinheiro e ela vai voltar a aparecer.

Para saber se ela está alargando de tamanho você pode fazer um risco de giz de cera no sentido contrário dela e observar se as linhas se distanciam uma da outra, pode também escrever a data nela pra efeito de registro.

Boa sorte

Simone Maria Fetter

Alan Rocha dos Santos
2K Reformas E Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) 2K Reformas E Construções - há 5 anos

Se a rachadura passa para o outro lado da parede é um caso grave, o problema está na estrutura do prédio, só tampar a rachadura ou fazer o chamado jacaré com vergalhão não resolve o problema, aconselho a procurar a construtora caso esteja na garantia ou um engenheiro para avaliar o alicerce deste prédio!

Silvanio Oliveira Cardoso

Amigo:Arranque o reboco, 10 cm abaixo e 10cm acima da trinca,faça cortes em forma de u no sentido contrário a raxadura a cada 25 cm, com 25 cm acima e 25 cm abaixo da trinca.Coloque uma fita de tela de arame (passarinho)com 15cm de largura em toda estação, em seguida coloque grampos de ferro 5x15 cá 50 nos cortes, em forma de u. Faça o chumbamento com massa de areia média e cimento na proporção de 2x1.1lata de cimento e 2 de areia, respeitando o rebaixo 1,5 a 2 mm pra massa corrida(Acabamento)