Quais os passos para eliminar uma parede entre sala de jantar e cozinha?

Para eliminar uma parede entre sala de jantar e cozinha (fica abaixo da viga ), o que é necessário fazer numa reforma de cozinha em apartamento. Preciso contratar um engenheiro só para analisar? ou só o fato de ser abaixo de uma viga e que não afeta a segurança do prédio eu posso derrubar e dar mais amplitude na cozinha?

Quais os passos para eliminar uma parede entre sala de jantar e cozinha?

Para eliminar uma parede entre sala de jantar e cozinha (fica abaixo da viga ), o que é necessário fazer numa reforma de cozinha em apartamento. Preciso contratar um engenheiro só para analisar? ou só o fato de ser abaixo de uma viga e que não afeta a segurança do prédio eu posso derrubar e dar mais amplitude na cozinha?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Igor  Eduardo
Ijs Construtora E Tecnologia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ijs Construtora E Tecnologia - há 7 anos

Juarez Neves, por favor entre em contato via e-mail para melhor auxilia-lo, pois possuo ampla experiencia em reformas e construções, especialista em laudos técnicos e pós graduado em gerenciamento de obras. Muito obrigado.

Atenciosamente

Igor Eduardo

Engenheiro Civil

Responder
Antonio Ferreira Da Silva

Antes de qualquer atitude para realizar obra, torna-se necessário a consultoria de um especialista em estruturas, Eng. Civil e de um projeto indicando as partes a serem feitas. Caberá a decisão do Eng. na qual apresentará em projeto de modificação numa obra de reforma. O Engenheiro Civil, irá periciar e elaborar um Laudo Técnico. (As Buit. Como construído) e emissão de ART.(Anotação de Responsabilidade Técnica) Anexo ao projeto e Laudo Técnico com base da ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas editou a NBR 16.280/2015 que deverá ser observada por todos os prédios quer sejam residenciais ou comerciais, a qual obriga o Síndico ou Administrador do condomínio, bem como o morador da unidade vizinha, conhecendo o Resp. Téc. Engenheiro Civil em dia com o concelho. CREA

Responder
Carlos Alberto Da Silva

Ola tudo bem.

Bom, as paredes internas ou de vedação de um apartamento não são projetadas para suportar cargas, exceto alvenaria estrutural. Contudo, não elimina uma inspeção de um engenheiro civil, para melhor avaliar e autorizar a demolição da parede da formar correta, sem prejudicar a saúde da estrutura como um todo, e também a questão da geração de ruídos e resíduos.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Juarez, bom dia!

Devido ao desabamento de um prédio no centro do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas editou a NBR 16.280/2015 que deverá ser observada por todos os prédios quer sejam residenciais ou comerciais, a qual obriga o Síndico, bem como o morador da unidade habitacional, contratar um Engenheiro Civil ou Arquiteto para emissão de "Laudo Técnico" acompanhado de ART ou RRT, se responsabilizando ou não para execução de obras desse tipo. A CKS Consultores emite esse tipo de laudo técnico.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Claudinei bispo
Particular - há 7 anos

bom dia juarez,este tipo de obra você precisa primeiro ter um contato com a empresa no qual foi responsável pela construção da obra,o engenheiro responsável poderá com certeza de orientar,se você não tiver este contato com a planta do apartamento nas mãos você deve procurar um engenheiro da área,ele poderá te orientar com certeza, boa obra e até mais abraços

Fernanda Warde
Fernanda Warde Interiores (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Fernanda Warde Interiores - há 7 anos

Olá Juarez,

É necessário verificar na planta original qual o tipo de estrutura existe nesta parede. Nada complicado, mas por normas técnicas hoje em dia é necessário sim a emissão de uma ART de um profissional, arquiteto ou engenheiro para esse tipo de reforma, se houver interesse entre em contato

Grata desde já,

Fernanda Warde

Responder
Josemir Oliveira de Jesus
Stabily Construções (Santa Isabel, São Paulo) Stabily Construções - há 7 anos

Olá, tudo bem?

Bom, ja executamos este tipo de serviço e podemos falar com clareza que não. Não pode ser feito sem autorização técnica de engenheiro. Toda estrutura é pensada exatamente cada qual no seu devido local, porém cabe ao engenheiro decidir qual a melhor maneira de execução desta mudança.

Muitos edifícios não permitem mudança na estrutura, por isto é necessário a visita de um técnico especializado no assunto, pra uma maior segurança até mesmo para uma autorização da administração do local.

Basicamente é feito o escoramento e preenchimento dos batentes, juntamente com reforços que vão desde estrutura metálica à mourões de madeira de lei.

Espero ter ajudado

Abç

Responder
Edmilsom dos Santos Dourado

Oi bom dia juarez ,,,acredito que por ser debaixo de uma viga trem uma segurança ,,,se não tiver nenhuma coluna nesta parede a ser derrubada ,,não tem problema ,,ser for uma parede vazada que tampa espaço /// mas tem de ser verificado ,,tomadas encanamentos ,,, por alguém que conheça a reforma ,,,e avisar o sindico .,,,duvidas pode ligar edmilsom empreiteira linear

Responder
Igor  Eduardo
Ijs Construtora E Tecnologia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ijs Construtora E Tecnologia - há 7 anos

Ola tudo bem.

Bom, as paredes internas ou de vedação de um apartamento não são projetadas para suportar cargas, exceto alvenaria estrutural. Contudo, não elimina uma inspeção de um engenheiro civil, para melhor avaliar e autorizar a demolição da parede da formar correta, sem prejudicar a saúde da estrutura como um todo, e também a questão da geração de ruídos e resíduos.

Igor Eduardo

Eng. Civil