Como cobrar um projeto estrutural?

Em projeto estrutural qual é o critério usado para se cobrar pelo serviço?

Como cobrar um projeto estrutural?

Em projeto estrutural qual é o critério usado para se cobrar pelo serviço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

No site da ABECE existe uma fonte de consulta para fazer estimativas em função do tipo de serviço. No momento atual está havendo uma concorrência predatória. Cuidado para não trabalhar de graça. Vale lembrar que clientes pessoa física dificilmente entendem a existencia do projeto de cálculo estrutural. As publicações mais comuns encontradas só tratam dos projetos de arquitetura e instalações que são desenvolvidos com pouquissimos desenhos. Quando descobrem o tamanho do trabalho de projetar a estrutura de uma casa, mesmo que pequena, normalmente têm um colapso.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

Prezado Fabio Ramos , o critério do engenheiro calculista para definir sua proposta financeira na elaboração de um projeto de calculo estrutural , esta relacionado ao tamanho ( m2 ) , quantidade de pavimentos e complexidade do projeto de arquitetura !!