Em quanto tempo começa a "pega" do concreto usinado?

Bati uma laje maciça de 230 m2 com concreto usinado 25 mpa e após 03 horas do término começou a chover forte durando a noite toda. No dia seguinte observei que parte da laje estava meio que "arrepiada" (a parte que ficou por último) podendo-se observar uma fina camada de areia exposta. Não houve sulcos e nem fissuras. Posso ter algum problema futuro? Aparentemente a laje está firme como uma rocha. Obs: a laje será toda coberta.

Em quanto tempo começa a "pega" do concreto usinado?

Bati uma laje maciça de 230 m2 com concreto usinado 25 mpa e após 03 horas do término começou a chover forte durando a noite toda. No dia seguinte observei que parte da laje estava meio que "arrepiada" (a parte que ficou por último) podendo-se observar uma fina camada de areia exposta. Não houve sulcos e nem fissuras. Posso ter algum problema futuro? Aparentemente a laje está firme como uma rocha. Obs: a laje será toda coberta.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
FLEXIN Design de Interiores

Boa tarde! Sou Engenheiro Civil, e já trabalhei com uma série de concretagens.

Para uma próxima vez, quando ver a chance de uma chuva, sugiro cobrir a laje com lona, na verdade independentemente de chuva, é bom cobrir, dependendo do concreto, chama-se cura úmida, a própria água do concreto evapora e parte volta pra ajudar na cura.

Mas analisando o que houve, se você pode ver areia, provavelmente tenha segregado, houve separação dos materiais, sugiro aguardar 14 dias e avaliar novamente se houve fissuras consideráveis, ou se a houve flexão (selou/"embarrigou"), se for constatado sugiro contratar empresa de ensaio tecnológio (Falcão Bauer ou Concremat são ótimas), irão extrair corpo de prova e analisar se o concreto tem o potencial de atingir os 25MPa em 28 dias.

Espero ter ajudado, caso tenha alguma dúvida me chama para conversarmos.

Responder
Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

Lindoedson, boa noite

Concreto Usinado: O que é a pega do concreto?

Ao adicionar água ao cimento forma-se uma pasta que dará início a reação de hidratação, no entanto, a reação não ocorre instantaneamente, ela demora aproximadamente de 2 a 4 horas para começar, o momento exato onde ela se inicia é o que chamamos de início da pega do concreto.

E porque é importante saber o momento onde a reação se inicia?

Quando se inicia a reação de hidratação, os cristais de sílica começam a se formar, portanto, não é interessante que o concreto sofra grandes perturbações, pois isso pode comprometer a sua resistência e propriedades, por isso, é importante adquirir concreto usinado em empresas próximas ao local da obra, evitando assim problemas com a perda de qualidade do concreto.

Responder
Particular - há 4 anos

R: 3 horas apos a mistura na usina; chame o tecnico da concreteira e exija uma laudo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.