Fazer emendas na instalação do chuveiro pode apresentar problemas?

Bom dia senhores, tenho um chuveiro 220v 6800w 32A com fio 4mm para instalar, porém o fio que vem do disjuntor até o banheiro é de 6mm, como sou leigo no assunto, gostaria de saber se tem algum problema fazer esse tipo de emenda, e caso não haja problema, devo fazê-lo diretamente ou devo usar um conector de 3 fases? Desde já agradeço a atenção

Fazer emendas na instalação do chuveiro pode apresentar problemas?

Bom dia senhores, tenho um chuveiro 220v 6800w 32A com fio 4mm para instalar, porém o fio que vem do disjuntor até o banheiro é de 6mm, como sou leigo no assunto, gostaria de saber se tem algum problema fazer esse tipo de emenda, e caso não haja problema, devo fazê-lo diretamente ou devo usar um conector de 3 fases? Desde já agradeço a atenção

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 3
Laurindo Honorato
Elétrica Residencial (São José dos Campos, São Paulo) Elétrica Residencial - há 6 anos

Boa tarde! Se o cabo que vem do quadro de distribuição for de 6mm, não há problema nenhum, porém ao invés de fazer emendas unindo os respectivos cabos depois isolando com fita isolante, eu recomendo que seja usado conector de louça de 40 amperes, pois facilita muito ao precisar trocar uma resistência, ou o próprio chuveiro, pois é só soltar os parafusos dos respectivos bornes!

Espero que eu tenha te ajuda de alguma forma! Abraços.

Responder
Márcio
Reformar Serviços (Hortolândia, São Paulo) Reformar Serviços - há 6 anos

Não A Pobre ma nenhum mas vale salientar os risco que voce pode correr.

Eletricista qualquer um pode ser, habilitado somente os que possuem NR10.

Amigo....

Tome cuidado com a escada, Certifique-se que tudo esteja desligado, inclusive o Chuveiro, leia atentamente as instruções de instalação do chuveiro, Compre um bom conector correspondente o fio que vai ser ligado. Aperte bem mas bem mesmo as conexões, e principalmente ligue o fio terra. Por gentileza afaste as crianças.

Abra a agua do chuveiro na posição desligado.... e ai se so Alegria......

Se não tiver certeza sobre a fiação existente, não hesite em chamar um Profissional. Boa sorte.

Responder
Thiago
A Maximo Instalações Me (Paulínia, São Paulo) A Maximo Instalações Me - há 6 anos

Thiago, bom dia. Pode sim realizar a emenda, mas utilize um conector de louça. E não se esqueça de desligar o disjuntor do chuveiro. Outro detalhe, o chuveiro deve estar no modo frio até que esteja completamente cheio de água.

Responder
Belarmino Silva
B.E. Javé Gire Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) B.E. Javé Gire Instalações Elétricas - há 6 anos

Hj quase ninguém usa condutor 4 mm para chuveiros,bom mesmo será o condutor 6 mm, quanto a emenda hj no mercado já existe emendas apropriadas para condutores, quanto ao conector pode use o de louça sem o de três borner,espero ter ti ajudado,bom dia!

Luis Antonio Marquioreto
Nagi Instalações E Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) Nagi Instalações E Manutenção Elétrica - há 6 anos

Tiago, Boa noite. Represento a empresa Nagi instalação e manutenção elétrica e a respeito de sua dúvida vc pode fazer emendas sim desde que se observe a técnica para emendas, o melhor seria vc usar conector de louça e deixa lo dentro da caixa de passagem para evitar umidade o disjuntor está bem dimensionado. Cuidado na hora da instalação certifique-se de que a linha esteja desernergizada.Espero ter ajudado.

Responder
Marco Antonio Novak

Bom dia!

Primeiramente o disjuntor deve atender ao cabo menor, que no seu caso é o do chuveiro.

O ideal para as conecções, deverá ser avaliada se você tem uma necessidade futura tenha que movimenta-lo, caso de chuveiros, conector de louça com três slots.

Em casos de emendas permanentes, deverá ser feito a emenda com solda e isola-la muito bem.

Responder
Agnaldo de Souza de Souza
Particular - há 6 anos

Ola Thiago!

Sim geralmente os chuveiros vem de fabrica com uma bitola de 4mm a bitola de 6mm é a ideal para a potência do seu chuveiro de 6800W, recomendo que voce utilize um conector de louça e não esqueça de ligar o fio terra do chuveiro ao fio terra da instalação da sua residência.

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 6 anos

Olá. A emenda nesse caso não é proibida. Mas também não é indicada. Emendas quase sempre se tornam em pontos de problemas futuros. Nesse caso o ideal seria passar os condutores do quadro até o chuveiro sem emendas e usar conector de louça ou mesmo uma emenda bem feita já nos fios que acompanham o chuveiro.

Marcio

Elétrica Carneiro

Responder
Eduardo O. Batelli
Particular - há 6 anos

Bom dia. Você pode fazer a conexão usando o conector de louça ou diretamente, desde de que seja bem feita e isolada corretamente. Nos casos dos cabos não há problema. O que não poderia era ligar um fio do chuveiro de 6 mm em um cabo de bitola menor vindo do quadro.

Gescivaldo = Gelson M Fernandes

Bom dia Tiago, não pode ter emenda, a única emenda que tem é a conexão com o chuveiro com um conector de louça de 40A e uotra coisa os cabos do chuveiro devem ser de 6mm para ter uma folga de uso o cabo de 4mm tem 28A, se o disjuntor é de 32A, ai não da certo, a folga é no fio e não no disjuntor, ta errado, inverte fio de 6mm e ai sim disjuntor de 32A.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pode fazer com conexão, é tranquilo...

A disposição;

Francisco Nunes Mesquita
Francisco Nunes mesquita (Goiânia, Goiás) Francisco Nunes mesquita - há 6 anos

Podem fazer emenda sim.

Não existem instalações sem emendas.

O problema não é a emenda, mais sim a qualidade de emenda.

Com conector ou sem conector, se não tiver qualidade aí sim se torna um problema, procure um técnico com experiência e se possível com referência.

Guilherme Antonieto
Elétrica Antonieto (Belo Horizonte, Minas Gerais) Elétrica Antonieto - há 6 anos

Thiago, Atenção usar conector de louça para esse tipo de emenda, o conector deve ser de acordo com a secção dos cabos, deixar a chave celetora na posição desligado ou frio até que o mesmo fique completamente cheio de água, sempre certificar que os cabos estão sem energia para executar o trabalho. É sim vc pode fazer esta emenda.

Responder
José Genivaldo

Bom dia.. Thiago VC pode fazer a instalação sim, mas toma cuidado no disjuntor a ser colocado e o conector deve ser somente de louça ok!

Responder
Nicolau
Eléctrica e Ar Condicionado Manutenção e Instalação (Santos, São Paulo) Eléctrica e Ar Condicionado Manutenção e Instalação - há 6 anos

Boa tarde.

Se o cabo que traz a alimentação para o chuveiro for de seção nominal de 6mm você pode fazer a ligação sem problemas.

Obs: observe se os disjuntores estão desligados antes de efetuar a ligação.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região