Poss fazer uma emenda num fio energizado e depois usar solda estanho nele mesmo estando energizado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

61 Respostas

Respostas úteis 2
Ag - Diego
Araújo Groppo Engenharia (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Araújo Groppo Engenharia - há 5 anos

Não deve fazer emenda de espécie alguma com o cabos energizados.

Responder
Gleidson Irlan Bonfim Da Silva
Particular - há 5 anos

Nunca se deve trabalhar com cabos energizados. Independente de qual emenda seja feita.

João Antônio Martins de Oliveira
Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura - há 5 anos

Elretricidade não é visível por isto sempre use um identificador de presença de energia, se for mexer com qualquer tipo de fio ou instalações desligue os disjuntores , e use o identificador de presença de energia ou um multímetro, após sertificar que não há presença de energia pode estranhar o fio pois fica melhor que emenda.

Alessandro
Particular - há 5 anos

Nunca realize qualquer tipo de serviço sem desligar a energia antes e solda de estanho só serve pra placa e eletrônico de 12 volts nunca para 110 ou 220 se fizer pode ocasionar o derretimento e até mesmo incêndio

Fernando Melo Avelino
Particular - há 5 anos

Não faça isso todo trabalho o principal para ser bem feito é a segurança em primeiro lugar!!! Desligue a rede e após execute o serviço ok

Reinaldo Carlos/Fabio
Excellence Serviços (Diadema, São Paulo) Excellence Serviços - há 5 anos

Lucas não!!!!! jamais toda vez que for mexer com fiação ou equipamentos elétricos e fundamental para a segurança do individuo desligar a chave geral. lembrando que não é caro o investimento em um profissional. espero ter colaborado com sua duvida. obrigado por perguntar outras duvidas fique a vontade.

C
Particular - há 3 anos

Você pode.sim, desde que esteja com as duas mãos no fio, com corpo molhado e ainda sem calçado. Boa sorte no inferno seu Burro.

Particular - há 5 anos

R: Não porque o estanho é condutor e estara com ligação ao soldador, dará curto;

A disposição;

Jose Arruda
Arruda Eletricista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Arruda Eletricista - há 5 anos

O correto seria desligar o sirquito mais numa tal situação que você não pode desligar este séquito em potesse alguma e só aquecer a maxadinha em outro ponto e quando estiver aquecido a maxadinha e só retirar do ponto ou da tomada e fazer o estanho

Responder
Marcelo Raio
Mb Raio - Reparos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mb Raio - Reparos Elétricos - há 5 anos

Boa tarde!

Quem já tomou um choque de 380 volts sabe muito bem como é dolorido. Então, um de 110 ou 220, tanto faz, é a mesma coisa. Em primeiro lugar preserve a sua vida. Nunca faça trabalhos em rede elétrica sem antes desligar a chave GERAL do quadro de distribuição. Para profissionais capacitados, Isso se chama EPI ( Equipamento de Proteção Individual). Abraços

Responder
João Antônio Martins de Oliveira
Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Spark Eletroeletronica Serviços De Eletrica E Eletrônica E Arquitetura - há 5 anos

Não se faz manutenção elétrica qualquer que seja com o cirquito energisado, para sua própria proteção, Eletricidade é inviável mas mata !

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 5 anos

O correto é trabalhar com a energia desligada, Mas pode sim tomando os devidos cuidados e o estanhar o Cabo e correto desde que com o estanho correto que é 50x50 que aguenta uma corrente elétrica de até 25A e o melhor estanho é o best.

Responder
Jefferson
Touch One Automação Resistêncial E Comercial (Guaratinguetá, São Paulo) Touch One Automação Resistêncial E Comercial - há 5 anos

Não pode executar esse tipo

de solda em quanto o circuito estiver energizado , nem um trabalho pode ser executado energizado segundo NR10 . Mas a solda e super importante para o circuito aumentando a capacidade de condução naquele ponto ivitando aquecimento no futuro

Responder
Edmilson  Costa
Eletricidade Costa E Refrigeração (Pedro de Toledo, São Paulo) Eletricidade Costa E Refrigeração - há 5 anos

Lucas, independente da sua experiência técnica, de acordo com a NR-10 isto é algo proibido. Mas a questão maior não está somente na observação da norma, mas sim em pensar em quanto vale a sua vida para você e os familiares e amigos. Porque acidentes acontecem e pode não haver uma segunda oportunidade de tentativa. É praticamente impossível não ter como desligar um circuito elétrico.

Responder
Marcelo Oliveira
Particular - há 5 anos

É possível fazer desde que o plug do ferro de solda não tenha o terceiro pino (terra) porque normalmente a ponta do ferro de solda está conectada ao terra. Ainda assim você terá que usar luva isolante para manipular o estanho. Caso não possua conhecimento técnico é aconselhável não tentar.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região