encessito ajuda de eletrica

qual o fio ideal para instalar um split de 9000 btus, um engenheiro eletrico me disse pra usar um de 8 ou 10mm antichama, o eletricista falou fio de 6mm disjunto de 25A bipolar

encessito ajuda de eletrica

qual o fio ideal para instalar um split de 9000 btus, um engenheiro eletrico me disse pra usar um de 8 ou 10mm antichama, o eletricista falou fio de 6mm disjunto de 25A bipolar

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 2
Claudio Mudesto

ao iniciar uma instalação de ar condicionado,primeira providencia ser tomada e.

tamanho da área,pé direito,avaliar a carga térmica,quantidade de pessoa no ambiente,tipo de iluminação do local,raios solar,esse calculo e primordial para o bom funcionamento da sua maquina,e para o seu bolso

Responder
Claudio Mudesto

com o fio de 6 mm posso alimentar até 4 maquinas de 30.000 dependendo da amperagem de cada uma delas,com disjuntor bipolar de 25 a 30a

3 fotos
Responder
Raphael  Vidal
Reforma Express Comércio E Construção Civil Ltda (Taboão da Serra, São Paulo) Reforma Express Comércio E Construção Civil Ltda - há 8 anos

Wanderson, aconselho trocar de empresa e procurar uma certificada que saiba do que diz.

A especificação vem junto atrás do aparelho.

Como os pares acima já disseram, um split de 9000btu exige no máximo disjuntor de 10amp (é o mais fácil de achar) e fio de 2,5mm independente da distancia que está do quadro elétrico.

Boa sorte!

Responder
Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 8 anos

Olá Wandersom, boa noite.

Para aparelhos com até 9.000 btu/h, aconselha-se a usar cabos de cobre com 1,5mm e que possuam o selo do INMETRO pois suportam uma corrente de 15,5 amper sem aquecer. Sobre disjuntores e a amperagem necessária para cada potência de ar-condicionado.

No entanto, esclarecer a bitola adequada na fiação também é de grande relevância na instalação e consequente funcionamento do aparelho. Cabos de bitola inferior ao aconselhável poderão ser danificados ao longo do tempo de uso do ar-condicionado, assim como os próprios equipamentos correm o risco de não funcionar corretamente.

Toda vez que a corrente circula pelo fio condutor, ele se aquece devido ao atrito dos elétrons em seu interior. No entanto, há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo, que se ultrapassado faz com que ele comece a se deteriorar. Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, podendo provocar choques e causar até mesmo incêndios.

Portanto, para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, é importante respeitar os padrões de amperagem do disjuntor, utilizando a bitola adequada para cada potência de ar-condicionado.

Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer.

Cabo elétrico de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.

Cabo elétrico de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.

Cabo elétrico de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.

Cabo elétrico de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.

Lêmbre-se de consultar sempre um especialista no assunto. Nunca permita que "profissionais" sem capacitação comprovada façam qualquer tipo de trabalho ou serviço em sua residência colocando assim em risco você sua família ou qualquer que seja a finalidade, fim ou objetivo para qual o "profissional" fora contratado.

Espero ter ajudado. Em cado de dúvidas terei prazer em ajuda-lo.

Atenciosamente.

MÁSTER FRIO REFRIGERAÇÃO.

Responder
Renato Rosa
Particular - há 8 anos

um ar condicionado de 9000 btu's pode consumir de 800 a 1100 Watts conforme a marca adquirida. a NBR 5410 de 2004 informa que para tomadas de uso especifico a fiação minima deve ser de 2,5 mm² que suporta ate 21A e portanto deve usar disjuntor de 10, 16 ou 20A.

Edenilson Rodrigues de Oliveira
Instalacao De Ar Condicionado Split (Campinas, São Paulo) Instalacao De Ar Condicionado Split - há 8 anos

Bom dia! Cabo pp 4x2,5 para aparelho só frio e 5 X 2,5 para aparelho quente/frio,

com distância não superior a 40 metros.disjuntor ver manual do fabricante, mas geralmente 10 amperes ( bipolar ). Para distâncias maiores de 40 metros a bitola do fio deve ser aumentado.

Responder
Guilhermo Romanutti
Particular - há 8 anos

Bom dia Wanderson!

Utilize fios de 2,5 mm para as fases, podendo ser 1,5 mm para o fio terra.

A interligação pode ser feita com cabo PP. As vias dependerão do aparelho a ser instalado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região