Enchimento com argila expandida e contrapiso em cimento em sala comercial

Olá, tenho uma sala comercial de 36m2 com 9 cm de altura do piso, gostaria de preencher com argila expandida e fazer o contrapiso em cimento, o peso máximo para a laje é de 300kgf/m2, corro algum risco em fazer desta forma?

Enchimento com argila expandida e contrapiso em cimento em sala comercial

Olá, tenho uma sala comercial de 36m2 com 9 cm de altura do piso, gostaria de preencher com argila expandida e fazer o contrapiso em cimento, o peso máximo para a laje é de 300kgf/m2, corro algum risco em fazer desta forma?

Interior escritorio_04_465451
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Robson, boa noite

Se a foto da laje é esta, ela é do tipo nervurada e de boa resistência, mas vamos levar em consideração os 300Kgf/m² (há ainda o fator de segurança que normalmente é de 40% ou seja ela suporta 420kgf/m²), se você usar argamassa comum, sem argila, a sua resistência diminui 126Kgf/m², mas se usar argila expandida, o peso do contrapiso diminui em cerça de 40%, isso significa que você irá transformar os 300kgf/m² para cerca de 225Kgf/m², assim sendo a recomendação é usar o revestimento o mais leve possível, do tipo vinil, carpete de madeira ou de tecido e nunca de cerâmica, para não sobrecarregar a laje, pois estes revestimentos se tornarão carga permanente sobre a laje.

Valdemir Chagas - Engenheiro Civil

Responder
Patricia Paula
Particular - há 9 anos

Ola!

Não podemos dar nenhuma certeza, por não estar acompanhando a execução dos serviços, relativo a quantidade de massa quanto a espessura e proporção correta: (areia x cimento) para cobrir a argila.

A argila expandida é o material especifico para o uso.

Lhe oriento a consultar pessoalmente um engenheiro ou arquiteto, afim de melhor segurança e pedir para o mesmo uma comunicação de serviço desta reforma conforme NBR 16280. Hoje pela falta de mão de obra civil habilitada, é de extrema importancia um profissinal para acompanhar sua reforma. Assim não terás probemas futuros e terá garantia de serviço.

Luis Fernando Nogueira
Luis Fernando Projetos de Arquiteturas (Mogi Guaçu, São Paulo) Luis Fernando Projetos de Arquiteturas - há 9 anos

bom dia amigo !!! .......................então............ é muito difícil precisar se vc corre ou não algum risco sem ter acompanhado desde a compra do material até a execução da mesma............................mas a argila expandida é o material exato para este tipo de situação.........boa sorte !!!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região