Uma roda d'água de 1.90mts toca um gerador de 50 kva com redução de polias?

Olá bom dia. Gostaria de saber se uma roda d'água de 1.90mts. Toca um gerador de 50 kva com redução de polias? E tbm se é verdade que a roda toca mais fácil um de 50 kva do que um de 5 kva, porque não iremos usar toda a energia produzida pelo gerador de 50. E se fosse o de 5 seria usado toda. E os dois geradores tanto de 5 quanto de 50 precisa de 1800 rpm para funcionar.

Uma roda d'água de 1.90mts toca um gerador de 50 kva com redução de polias?

Olá bom dia. Gostaria de saber se uma roda d'água de 1.90mts. Toca um gerador de 50 kva com redução de polias? E tbm se é verdade que a roda toca mais fácil um de 50 kva do que um de 5 kva, porque não iremos usar toda a energia produzida pelo gerador de 50. E se fosse o de 5 seria usado toda. E os dois geradores tanto de 5 quanto de 50 precisa de 1800 rpm para funcionar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Esse calculo deve ser feito por um especialistas... por conhecimento basico, não geraria nem 20 kva

A disposição;

Carlos CSE Solar Energy
Cse Solar Energy (Campinas, São Paulo) Cse Solar Energy - há 5 anos

Bom dia, Vânia. Adoramos eletricidade e somos especialista em geração de energia alternativa e renováveis. A primeira coisa que tenho a lhe dizer, é não se iluda como o mercado. E vamos aos cálculos. Realizaremos de forma simplificado para vc comprovar o resultado.

Partindo da roda dagua de 2m de diâmetro e 1m de raio.

O torque é calculada pela distancia x força aplicada que seria o peso da água aplicada nos extremos da roda. vamos pensar que teria 100kg de água armazenada nos receptáculos externos vc teria 100kgfm.

vamos pensar que vc teria uns 1000rpm

entao a potencia gerado seria

100kgfx1000rpm/761 = 131cv = que seria igual a seria 98kw

vc teria força para rodas os dois geradores desde que nas condiçoes apresentadas.

quanto a qual é melhor isso depende dos conceito envolvido.

se ambos forem fabricados para baixas rotações e possuirem bastante polos magneticos funcionarão otimamente.

agora uma coisa é certa quanto mais potencia, mais força e torque se precisa.

o ideal seria avaliar a sua fonte geradora de energia, nesse caso a queda dagua e a roda dagua, pois dificilmente conseguira chegar nesse 98kw.

e quando se reduz se ganha velocidade e nao força.

vc pode ter 1000rpm e apenas uns 1000w de potencia.

porem existem outras formas de gerar energia com solar ou eolica se precisa.

espero ter lhe ajudado e se precisa pode nos chamar.