O fio neutro está energizado, como descobrir onde esta o erro?

O fio neutro está energizado, como descobrir a onde esta o erro?

O fio neutro está energizado, como descobrir onde esta o erro?

O fio neutro está energizado, como descobrir a onde esta o erro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

36 Respostas

Respostas úteis 9
Leonardo  Santos
LS Serviços elétricos (Ipojuca, Pernambuco) LS Serviços elétricos - há 7 anos

Bom dia não quero ser melhor que ninguém, mais pela minha experiência, acho que até agora não acertaram o problema do nosso amigo, pois se existisse um curto circuito acho que o disjuntor desarmaria , sendo assim existe uma situação em que o neutro fica energizado é quando ele se parte . Mais essa situação deve ser resolvida por um profissional qualificado, e se quiser contratar um pode mim chamar.através do abitissimo.

Responder
Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

não se o curto for de alta impedancia, então talvez um disjuntor superdimencionado não atuaria por curto circuito ou demoraria um tempo significativo para que isso ocorresse. ex. agua dentro dos eletrodutos.

Márcio
Particular - há 6 anos

E normal haver tensão no neutro pois ele recebe retorno de bobinas e filamentos de lâmpadas, isso não e fuga principalmente se não estiver aterrado aparelhos eletrônicos tmb induzem tensão no neutro! O normal no neutro eletrônico e 3 volts entre terra e neutro sem receber retorno de bobinas e induções.

Márcio
Particular - há 6 anos

E normal haver tensão no neutro pois ele recebe retorno de bobinas e filamentos de lâmpadas, isso não e fuga principalmente se não estiver aterrado aparelhos eletrônicos tmb induzem tensão no neutro! O normal no neutro eletrônico e 3 volts entre terra e neutro sem receber retorno de bobinas e induções.

Claudio Alvares Mota    Alvares Mota

Ligue uma lampada de testes no painel de disjuntores entre o fio neutro e o terra a lampada acendera ai vc desligs disjuntor por disjuntor quando a lampada apagar vc descobre o circuito que esta em cirto ai faz o reparo

Responder
Moisés Oliveira Da Silva Antenas-me

fácil descobrir, tenha um multimetro na mao e mãos a obra.....deve estar encostado , em curto com uma fase qualquer...sempre fazendo os testes do disjuntor pra frente, póis ao contrario te levará mais tempo , e tbm poderá haver oputros pontos em curto ou até colados....

Responder
Ricardo Jr
Particular - há 6 anos

Muito simples amigo. Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Pois há uma fuga de corrente na mesma. Espero que possa ter tirado sua dúvida.

Carlos
Particular - há 1 año

Isto está acontecendo numa obra que finalizo. Tenho 3 apartamentos. Em 2 deles tudo ok com a parte elétrica, já no terceiro, ao testar, percebi que 2 disjuntores dos respectivos ramais pareciam estar ligados numa mesma fase, pois ao se desarmar um, caiam os dois ramais. Dei uma checada nas ligações e percebi estar tudo correto com elas.

Fiz alguns testes, e com uma chave de teste digital e percebi que o neutro tem corrente.

Não tenho ideia do que se trata. Pensei em várias hipóteses, uma delas é que o neutro vem energizado desde o medidor, porém não tem como eu ver, já que a caixa é lacrada.

Se alguém tiver alguma ideia do que possa estar acontecendo e me der uma luz, ficarei grato.

Derivaldo
Particular - há 6 anos

Boa noite, gente!

Não tem como ter fuga de corrente para o neutro, fuga só pode ser para o terra; fuga para o neutro tem outro nome: curto-circuito. E nessa situação o dispositivo de proteção tem que atuar quase que instantaneamente, uma vez que nessa situação a resistência do circuito tende ir ao infinito. Se um condutor fase colar no neutro, a situação também é a mesma: curto-circuito. O mais provável, neste caso, é a perda do neutro mesmo, mas acontece de muitas vezes a companhia de eletricidade trocar o neutro por uma fase. Neste caso, o neutro passa a se comportar como faze e tudo que tiver pendurado nele que for 127v vai pro beleléu!

José Cleuber Alves Matias

provavelmente um fio energizado encostando no fio neutro em algum local, motivos podem ser diversos, os mais comuns são curto circuito onde os fios se unem pela temperatura e ligação errada de interruptores de lâmpadas.

Responder
José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 7 anos

Boa noite Cícero, se você for um eletricista você terá de checar todos os circuitos para encontrar o que esta em curto, ou contrate um eletricista para fazer as correções.

Responder
Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 7 anos

É BOM LEMBRAR QUE NO CONDUTOR NEUTRO DEVE SEMPRE MANTER A CONTINUIDADE, PORTANTO NÃO PODE NUNCA ESTAR EM SERIE COM FUSIVEIS OU DISJUNTORES, E O CONDUTOR NEUTRO DEVE TER A MESMA BITOLA DOS CONDUTORES DAS FASES, A, B,C.

NO CASO DE ESTAR ENERGIZADO O CONDUTOR NEUTRO, CERTAMENTE DEVE ESTAR INTERROMPIDO, SE NO CIRCUITO TIVESSE UM "DR" (INTERRUPTOR DIFERENCIAL), SERIA DESARMADO INTERROMPENDO O CIRCUITO.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 7 anos

Meu caro Cícero

Pergunto: Como você descobriu a energia no fio neutro? É comum ao encostarmos aqueles testes eletrônicos, tentando localizar as fases. E porventura o neutro estiver com algum mau contato nas emendas das caixas de passagem, ele vai pegar carga eletrostática da fase e dar resultados falsos. Ele vai dizer que é uma fase, quando na verdade apenas rompeu ou mau contato. Faça o seguinte: Com todos os disjuntores ligados, desligue tudo das tomadas e apague todas as luzes e em seguida veja se o relógio medidor está "rodando". à distância assim, fica um pouco difícil passar orientação, mas isso já aconteceu comigo no começos das atividades e quase fico louco. Espero ter ajudado e abraços.

Responder
Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

Primeiramente deve-se desconectar todos os aparelhos das tomadas, pois um dos motivos pode ser a fuga de corrente por um dos equipamentos. Se não conseguir o problema, o melhor a fazer seria chamar um eletricista que realisará a inspeção das suas instalações, com certeza tambem te dará um maior esclarecimento sobre formas de aterramento eletricos residenciais e tambem instruirá o Sr. a estar sobre a utilização de Drs,em pontos com maior risco de incidencia do problema. Lembre-se se for tensão ocasionada por um curto circuito na rede, essa mesma poderá a vir futuramente a queimar equipamentos em sua residencia..

Responder
Jorge Luiz  Dudenas
Particular - há 7 anos

Para o neutro estar energizado, deve alguma fase encostando no neutro em algum

ponto na sua istalação. Melhor voce contratar um profissional para resolver seu problema; Obrigado!!!!!!

Paolo Ferretti
Ferretti Reformas. (Campinas, São Paulo) Ferretti Reformas. - há 7 anos

Cícero, depende do que vc considera "energizado".

Se vc mediu entre o neutro e a terra, não pode estar energizado - se estiver tem alguma fuga no circuito e aí a resposta dos colegas te ajuda. Agora, se vc mediu entre o neutro e a fase, vai sim estar energizado, senão a sua tomada, por exemplo, não funcionaria.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região