Quais cálculos são precisos para colocar Energia solar?

Cálculos para colocar energia solar, residência

O que é necessário?

Quais cálculos são precisos para colocar Energia solar?

Cálculos para colocar energia solar, residência

O que é necessário?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 4
Solar Painel

Olá, somos projetistas de sistemas de energia solar e sempre começamos conhecendo o consumo, na sua conta de Luz, tem o consumo dos últimos 12 meses, faça uma média.

Além deste valor, você precisa saber que para sistema monofásicos, bifásicos e trifásicos a concessionária cobrará um custo mínimo mesmo que você não use a energia elétrica e para cada tipo é um valor diferente, para meus projetos uso, 30 Kwh para o mono, 50Kwh para o Bifasico e 100Kwh para o Trifásico.

Para continuar as contas reduza da sua média um dos valores acima dependendo de sua ligação.

Ex.: Se a média de 500Kwh e sua ligação é trifásica, vamos dimensionar um sistema para 400Kwh esta será a média revisada.

Agora quando você consome por dia? Só dividir 400 / 30 = 13,33 KWh / dia

Porque tudo isso? Para chegarmos à potência total dos painéis necessária para atender sua necessidade, na média.

Mas agora que vem a parte difícil...pois para cada região do país há um índice de insolação diferente, você tem que procurar o site do CRESESB colocar as coordenas e obter o índice médio, aqui no Rio de Janeiro estou utilizando 4,71.

Depois disto você precisa saber que todos os dados de um datasheet dos equipamentos são para condições ideais, mas que nas condições normais encontradas em campo todos os componentes tem perdas que podem chegar até 20%.

Asim para calcular a potência você faz o seguinte:

Potencia Total = Media Diária/(Indice Insolação Médio * 0,8)

Potencia Total = 13,33/(4,71 * 0,8) = 3,51 KWp

e agora com este valor você pode saber que 3.510 Wp você precisa atender com paineis que variam de 200W a 400W, você tem que saber qual utilizar.

Na maioria das cotações encontrará o painel de 330W ou 335W policristalino.

Assim 3510 / 330 = 10,63 ou 10 Paineis ou 12 paineis para ter uma gordura na produção de energia.

E o inversor... normalmente os inversores podem atender com uma margem de 30% da potencia total.. ou seja um inversor de 70% de 3510W = 2.457 você achara no mercado 2.500W ou 3.000W

Acho que com isso você faz o calculo. Abraços.. Duvidas entre em contato.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Deve-se avaliar o consumo e o investimento; Alem disso verificar a area para implantação dos paineis se será necessario fazer alguma alteração e os custos envolvidos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Danilo Fialho
Renovar (Salvador, Bahia) Renovar - há 4 anos

Olá Darlene

A base para você dimensionar sua usina de energia solar é o seu consumo médio ao longo do ano.

Esse valor é fácil de encontrar na sua conta de luz, pois há um histórico do seu consumo do último ano.

Sendo do seu interesse, podemos apresentar um orçamento sem compromisso da sua usina e orientar sobre as opções de instalação e financiamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de painéis solares na sua região