Luciana
Como refrescar a casa?

A minha casa ficou muito quente. Que alternativas tenho para deixa-la mais fria sem mexer na estrutura da mesma?

Como refrescar a casa?

A minha casa ficou muito quente. Que alternativas tenho para deixa-la mais fria sem mexer na estrutura da mesma?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Manoel Netto
Axxia Arquitetura (Cotia, São Paulo) Axxia Arquitetura - há 6 anos

O melhor é colocar manta isolante e isopor entre a telha e o forro. Se a telha puder receber pintura o ideal é que seja branca para refletir os raios solares e não absorve-los. Outra ação importante é proteger as janelas voltadas paras as faces leste e oeste com toldos de sombreamento.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Luciana, bom dia!

O aquecimento no interior do imóvel se deve a inúmeros fatores que posso citar: Desconsideração dos fatores climáticos da região; posicionamento do imóvel em relação aos pontos cardeais; erro de projeto na distribuição dos compartimentos; pé direito abaixo do mínimo previstos nas escolas de arquiteturas; esquadrias (janelas e portas) não dimensionadas adequadamente, utilização imprópria de materiais construtivos; tipo de telhado não apropriado para o local (declividade e tipo e material da telha); pintura interna e externa, etc....

Minha sugestão: Antes de tomar qualquer decisão você deve contratar um Consultor de Conforto Ambiental. No quadro da CKS Consultores temos esse profissional. O custo benefício é imensurável.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Acoustic Class RJ
Janelas Anti Ruído Acoustic Class (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Janelas Anti Ruído Acoustic Class - há 6 anos

Se o sol bate com muito incidência o ideal é proteger o teto e as paredes.

Teto:

01) Pode ser feito um telhado com ou sem manta acústica isso melhoraria 50%, claro se tiver manta melhora mais ainda

02) As paredes aquecidas pelo sol demoram bastante para refrescarem. Se o sol pega diretamente nas parede você pode fazer uma parede dupla afastada de gesso acartonado, com isso o calor da parede não trapassaria para dentro da casa

03) Janelas térmicas Acoustic Class também são imprescindível, pois evita a penetração recessiva de calor e ainda mantem o ambiente climatizado

Responder
Jose Paulo da Silva
Particular - há 6 anos

existem algumas técnicas e materiais isolantes que podem ajudar no conforto térmico, mas identificar a causa do problema sera mais ideal, no entanto se houver a possibilidade de criar janelas e áreas verdes, além de integração de ambiente e forros térmicos na cobertura.

Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Luciana,

Caso você não queira desmontar e refazer seu telhado, segue uma dica:

Na metade do século passado, inventaram uma coisa chamada "ar condicionado". Vale a pena pesquisar sobre o assunto.

Responder
Jussara Arruda Machado

Boa tarde. Existe manta térmica de alumínio que é colocada debaixo das telhas, mas tem que tirar as telhas. Este procedimento vai cortar bem a caloria. Pode fazer também alguns respiros entre a laje e o telhado de um lado e de outro para circular o ar, e colocar tela para não entrar bichos. Outro problema que deixa a cada quente é o tipo de tijolo que foi usado.

Responder
Valdinei Santana Melo
Valdinei Construçãos Em Geral (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Valdinei Construçãos Em Geral - há 6 anos

Então:tem que fazer uma avaliação da casa,pra ver os ponto de ventilação, que foram fechados e abrir,só assim vc vai ter mais ventilação,obrigado tenha um bom dia.

Responder
Alzito Raimundo Santos
Alzito _Reformas e Construções (Embu-Guaçu, São Paulo) Alzito _Reformas e Construções - há 6 anos

Existe várias alternativas para arejar uma casa que podem otimizar satisfação e economia depende de alguns fatores , posicionamento da construção, pé direito , região, condições climáticas predominante, dimensões e posicionamento de portas e janelas e também tipo de cobertura e forro e espaço entre ambos , também dependendo do estilo e posição da casa construção de, varandas no lado que recebe mais calor.

Particular - há 6 anos

R: Veja a possibilidade de fazer mais aberturas na face sul e diminuir as aberturas para a face norte; Pode se utilizar isolamento térmico na cobertura, etc...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região