Engenheiro civil pode ser responsável pelo projeto elétrico de um condomínio de 12 imoveis?

Moro em um condomínio com 12 proprietários, estamos com problemas sérios na parte elétrica e ao consultar a ART da responsável verifiquei que o engenheiro civil foi responsável por tudo. Consultando profissionais constatou-se problemas e sendo que essa construção tem somente 3 anos. A fiação elétrica encontra-se no chão inadequadamente já apresenta problemas nos imóveis.

Engenheiro civil pode ser responsável pelo projeto elétrico de um condomínio de 12 imoveis?

Moro em um condomínio com 12 proprietários, estamos com problemas sérios na parte elétrica e ao consultar a ART da responsável verifiquei que o engenheiro civil foi responsável por tudo. Consultando profissionais constatou-se problemas e sendo que essa construção tem somente 3 anos. A fiação elétrica encontra-se no chão inadequadamente já apresenta problemas nos imóveis.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 8
Andrea Fernandes
AOF - Construções de Obras de Engenharia (Tambaú, São Paulo) AOF - Construções de Obras de Engenharia - há 6 anos

Prezada Patricia, boa tarde.

O engenheiro civil pode fazer projeto elétrico de até 75 kVA, acima disso somente um engenheiro eletricista com enfase em eletrotécnica.

Provavelmente a obra ainda está na garantia por se tratar de somente 3 anos, o ideal é entrar em contato com a Construtora executora para que ela resolva, caso não seja possível, peça o projeto elétrico e o memorial de calculo, pois vocês irão precisar desses documentos para mostrar para outro engenheiro eletricista.

Me fale se tiver alguma dúvida.

Se for precisar de um engenheiro eletricista que atue no estado de SP, coloco-me à disposição.

Espero que possam resolver tudo rapidamente com a própria Construtora!!!

Boa sorte!!!

Abraço,

Andrea

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, bom dia!

O engenheiro civil pode ser responsável por projeto/execução de obra de instalação elétrica de baixa tensão.

Entretanto, no seu caso, há a necessidade de saber se a ART é de projeto ou de execução do serviço e averiguar se o problema teve início no projeto ou somente na execução, pois o que ocorre muito atualmente é haver um projeto de acordo com a norma e a execução ter sido realizada de forma distinta ao projeto.

Todavia, no seu caso, acredito que o melhor a ser realizado é entrar em contato com a construtora, pois geralmente a garantia expedida pelas mesmas são de até 5 anos. Como ainda tem 3 anos de construção, se assim for o período de garantia eles são obrigados a resolver os problemas que se apresentam.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Joelson
Particular - há 10 meses

Você copiou do google. Não vale!

Me mostra a resolução que diz que o Eng. Civil assina projetos para edificação de baixa tensão. Onde está escrito como se afirma?

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Esse é o problema aqui no Brasil as pessoas não querem pagar os profissionais para que cada um exerça sua função. Vamos lá o Engenheiro Civil deve ter uma a duas matérias falando sobre Elétrica que é para ele ter uma noção de uma instalação elétrica. Enquanto Engenheiro Eletricista passa 5 anos só falando sobre isso. Qual será o profissional que tem mais conhecimento para realizar um projeto elétrico?

Mas as pessoas preferem contratar o faz tudo e no final das contas acaba saindo mais caro.

O projeto no caso do seu condomínio deveria ter sido realizado por um Engenheiro Eletricista e o Engenheiro Civil até pode acompanhar a execução do projeto.

Como a obra ainda está na garantia vá atrás da construtora e cobre a responsabilidade dela.

Responder
Juniordone
Particular - há 6 anos

Boa tarde a parte eletrica é responsabilidade da Engenheira Eletrica ,o Engenheiro Civil so é responsavel por infirmar no desenho os pontos onde ira ter tomadas e lampadas,somente

Marcos
Particular - há 2 anos

A NR 10 não deixa dúvidas de que um Profissional qualificado e habilitado deveria ter sido contratado para fazer a parte elétrica:

Norma Regulamentadora Nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

10.8.2 É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe

Brender Willian Hortencio
Bw Projetos De Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Bw Projetos De Engenharia - há 2 anos

Sim! Engenheiros Civis podem assinar Até 75kva, sendo responsável por cada unidade.

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 6 anos

De acordo com o confea (confederação dos engenheiros técnico e arquitetos ) apenas um técnico em eletrotécnicar (como eu) ou um eng eletricista pode projetar um projeto de instalações elétricas. Com o risco de ser punido pelo Conselho profissionais legalmente habilitado exercer funções pelo qual não se qualificou. Entre em contato

Responder
Particular - há 6 anos

R: Residencial o engenheiro civil pode fazer e ser responsavel pela unidades individuais, não pela rede externa...

A disposição;

Luciana Quadros Villagra
Particular - há 6 anos

Boa tarde. o engenheiro civil tem atribuições para fazer projeto da parte elétrica até determinada carga. Quanto a ART, verifique se ela é de projeto, execução ou os dois. Muitas vezes, infelizmente, a execução das obras é feito em desacordo com os projetos e memoriais descritivos. Uma sugestão é entrar em contato com a construtora ou o responsável técnico da obra/projeto, eles poderão lhe esclarecer melhor essas dúvidas particulares.