Como poderia me orientar para fazer a planta baixa de uma casa?

Ola!! Meu nome e Gilberto Suguino...sou engenheiro mecânico....Um amigo esta me pedindo para eu fazer a planta baixa da cazinha ( 40m2) que ele acabou de construir, como engenheiro de projeto estou acostumado a fazer coisas muito mais complexa...mas nunca fiz planta baixa de uma casa...aonde posso me orientar em como fazer?...quanto cobrar?...etc.

Como poderia me orientar para fazer a planta baixa de uma casa?

Ola!! Meu nome e Gilberto Suguino...sou engenheiro mecânico....Um amigo esta me pedindo para eu fazer a planta baixa da cazinha ( 40m2) que ele acabou de construir, como engenheiro de projeto estou acostumado a fazer coisas muito mais complexa...mas nunca fiz planta baixa de uma casa...aonde posso me orientar em como fazer?...quanto cobrar?...etc.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Marcio Junior
Particular - há 7 anos

Não compete ao Engenheiro Mecânico a atribuição do projeto arquitetônico. Um bom projeto arquitetônico vai além de uma mera cópia de uma revista de arquitetura e pode ser tão complexo como um projeto mecânico. Se fosse tão fácil nosso colega não estaria com dificuldades.

Acredito que cada profissional tem que atuar na sua área e deixar de ser fominha por dinheiro e muito menos menosprezar outras classes profissionais. É muita ignorância pra pouco espaço.

Cada um no seu quadrado ou no seu circulo ou seja lá o que preferirem...

Sydney Bragantine

Se você tem registro no crea, verifique se está é uma das atribuições possíveis de sua formação. Creio que não, mas não custa verificar. Eu, de minha parte, sempre me preocupo emnão vir a ser multado por exercício ilegal por extrapolar as atribuições de minha formação, que é em elétrica. Quando preciso de atuação em outras áreas, procuro os colegas habilitados (formados) naquela área, mas isso também vai de cada um.

Responder
Alexandre Vieira
Particular - há 7 anos

Boa tarde Gilberto, eu recomendo a leitura de livros de arquitetura, em especial do livro - A Arte de Projetar em Arquitetura - Neufert. Assimilando os conceitos de arquitetura acredito que poderá ajudar seu amigo. Infelizmente sinto informar que do ponto de vista legal, dependerá de um arquiteto ou engenheiro civil para dar entrada no projeto legal na prefeitura. Caso essa seja a intenção! Se precisar de nossos serviços estamos a disposição.

Abs.

Alexandre Vieira