Como realizar teste de estanqueidade?

Posso realizar o teste de estanqueidade com o próprio gás GLP dentro da tubulação?

Como realizar teste de estanqueidade?

Posso realizar o teste de estanqueidade com o próprio gás GLP dentro da tubulação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

ABC INSTALAÇÃO
ABC INSTALAÇÃO (São Paulo Zona Leste, São Paulo) ABC INSTALAÇÃO - há 6 anos

BOA TARDE, O TESTE DE ESTANQUEIDADE DEVE SER REALIZADO COM UM POR PROFISSIONAL DEVIDAMENTE HABILITADO, COM A UTILIZAÇÃO DE MANOMETRO DEVIDAMETE AFERIDO POR UM LABORATORIO CREDENCIADO AO INMETRO OU RBC (REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO) VERIFIQUE JUNTO A ABNT NBR: 15526 ANO 2012 PROJETO E EXECUÇÃO E LA ESTARÁ DETALHES DO TESTE DE ESTANQUEIDADE DE UMA TUBULAÇÃO NOVA OU JA UTILIZADA.

JA EXISTEM EMPRESAS QUE VENDEM O MANOMETROS CALIBRADO POR ESTES LABORATORIOS. INPORTANTE QUE ANTES DO TESTE DE ESTANQUEIDADE SEJA EMITIDO A ART (NOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE) JUNTO AO CREA (CONSELHO DE ENGENHARIA) DE SUA CIDADE.

O TESTE DE ESTANQUEIDADE PODE SER REALIZADO COM GAS INERTE OU AR. NAO ACONSELHEVEL TESTES COM GAS NATURAL OU GLP UMA VEZ QUE ENCONTRADO VAZAMENTOS SERÁ NECESSARIO EFETUAR OS REPAROS O QIUE SE TORNA PERIGOSO E ENVIAVEL.

3 fotos
Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer com ar comprimido, com registro de rede e um manometro para verificar eventual vazamento;

A disposição;

Valmir Pereira da Silva
MedicGAS Instalações - Gás e Hidráulica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) MedicGAS Instalações - Gás e Hidráulica - há 6 anos

Sim, por um profissional treinado capacitado e tomando algumas precauções de segurança. E utilizando ferramentas aferida. O teste de estanqueidade é realizado com aparelhos de medição de pressão. Este aparelho é fundamental para identificar se há vazamento na rede de gás.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de gás na sua região