Existe uma norma que permite que os fios passem pelos blocos sem conduíte?

Descobri recentemente que em uma tomada do meu apartamento não foi usado conduíte para levar os fios até o quadro de distribuição (essa tomada fica abaixo do quadro, próximo ao chão). Os fios estão "soltos" e passam pelos vãos dos blocos. O que devo fazer? Foi um erro da construtora, é um caso passível de ação judicial ou existe uma norma que permite que os fios passem pelos blocos sem conduíte?

Existe uma norma que permite que os fios passem pelos blocos sem conduíte?

Descobri recentemente que em uma tomada do meu apartamento não foi usado conduíte para levar os fios até o quadro de distribuição (essa tomada fica abaixo do quadro, próximo ao chão). Os fios estão "soltos" e passam pelos vãos dos blocos. O que devo fazer? Foi um erro da construtora, é um caso passível de ação judicial ou existe uma norma que permite que os fios passem pelos blocos sem conduíte?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

28 Respostas

Respostas úteis 1
Willian
Particular - há 2 anos

Isso responde tua pergunta: tirado da NBR 5410

2 fotos
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 anos

Bom dia!

Senhora Deise busque saber com a empresa que construiu sobre as plantas de elétrica e faça o questionamento junto à eles quanto a esta instalação aparentemente solta nos blocos...caso eles não lhe atendam, busque o síndico do local e solicite a ele está atitude e caso a empresa negue busque ajuda jurídica...

Responder
Gelbel Eduardo Teixeira

Bom dia Denise, eu posso aqui te falar inúmeros problemas que poderão lhe ocorrer nos devidos tempos em que esta instalação pode calzar.

Como técnico vou te dar algumas características: 1- com o tempo vc vai poder perceber que a parede pode ficar quente, 2- neste mesmo tempo vc irá perceber que ao tocar na parede alguém poderá tomar um choque, 3- se houver algum vazamento de água próximo do local, também poderá cauzar esse tipo de transtorno.

Denise eu espero ter te ajudado como os meus amigos obrigado.

Responder
Antonio Cabral Dalmada

desconheço alguma nbr que permita fios fora de tubulaçoes em qualquer local .

Responder
Wagner  moura
Eletricista Residencial (Araruama, Rio de Janeiro) Eletricista Residencial - há 7 anos

concordo com todos , mas procure a construtotora e pergunte qual tipo de serviço e este se for um metodo novo, esta de parabens , uns trocados nos bolso dos empresarios e dor de cabeça,para os moradores, a que ponto estamos chegando.brincar com energia eletrica e mole., conseguençias depois.

Responder
Marcio Gonzales
Marcio Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcio Manutenções - há 7 anos

Bom dia

Vamos por parte, você primeiramente deve procurar a planta elétrica do apto ou casa, e verificar se consta está tomada nesta parede, se constar, ai cabe a construtora refazer está gambiarra, se não, ai não adianta mover processo pois não consta da planta, ai fica a seu critério retirar esta instalação ou refazer do modo certo(com conduíte e claro) lembre-se não deixe o certo pelo duvidoso.

Responder
José Reginaldo Ramos Da Silva - Jrr Instalações

Não, não deve se fazer isso, com o tempo aguem poderá se machucar neste local.

QUANTO A OUTRA PERGUNTA, NÃO LIGUE UM CHUVEIRO EM UM AUTO TRAFO DE 5000 VA, POIS ESSA POTÊNCIA É A POTÊNCIA APARENTE. QUANDO TRANSFORMADA EM PA ( POTÊNCIA ATIVA) CHEGA A 3500 W. O MENOR CHUVEIRO É DE 54000 W. VEJA QUE A DIFERENÇA É MUITO GRANDE. NÃO FAÇA ISSO. CONTRATE UMA PESSOA EXPERIENTE E CRIE UM PONTO DE 220 PARA SEU CHUVEIRO.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Ola Sra Deise boa noite, para mim não é correto e com certeza e passar os fios pelos blocos poderá causar transtorno no futuro mas porem nem sei se existe ainda cabo chamado de plastchumbo que são chumbado na parede mas são utilizado para pequenos serviços

Responder
Antonio
Abs,prestador De Serviços (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Abs,prestador De Serviços - há 7 anos

Boa tarde Deise,na verdade concordo plenamente com o nosso colega Ronaldo silva,a pergunta que vc fez esta totalmente fora das resposta que os outros deram,embora algumas verdades,pois bem,na verdade não tem nada que impeça passar os fios por dentro do bloco sem o conduite o melhor e mais correto é ele ser passado por dentro ok,o nosso amigo Ronaldo esta certissimo. Parabéns,e boa sorte na sua obra.

Responder
Ronaldo Siva
Pai&filho Instalações Elétrica (Taboão da Serra, São Paulo) Pai&filho Instalações Elétrica - há 7 anos

Boa tarde Deise , realmente meus colegas de profissão estão corretos , não quero menosprezar ninguém, até acho que exista profissionais aqui melhor que eu mas senti um pouco de hipocrisia, pois citaram abnt, Nr-10 desculpem meus caros colegas mas a real é que o serviço em questão foi feito por um preguiçoso, mas não causa transtorno algum desde que os cabos não estejam presos na massa se estiverem livres para uma suposta troca os mesmo não vão se deteriorarem por não estar num conduite pois os vãos estão fazendo este trabalho Obs: Desde que os mesmo não estejam presos como disse anteriormente abraço e espero que tenha ajudado de alguma forma

Responder
Paulo Alexandre A R Cardoso

Bom dia!

Desconheço alguma norma na ABNT, que permita tal instalação.

Acredito como disse o colega acima, se tratar de um "profissional" no mínimo preguiçoso ou contenção de despesas por parte da construtora.

Em ambos os casos aconselho a adequação e procurar junto ao responsável uma solução.

Att.

Responder
Gleyson
Eletro Tech (Rio Claro, São Paulo) Eletro Tech - há 7 anos

bom dia, para o procedimento descrido não a nenhuma norma que certifique como apropriada esse tipo de instalação eletrica, mediante ao seu constrangimento acredito que você possa recorrer a construtora para que eles venham resolver este erro de instalação sem que seja cobrado nenhum valor pelo o serviço.

Responder
Dakys Zammis
Particular - há 6 anos

ola veja se existe esta tomada em outros apartamentos iguais ao seu em seu predio, se ja faz muito tempo que moras ai , e a tomada esta funcionando e nao deu choque em ninguem, nao ter umidade no local,nao sofrer sobbrecarga, nao pegar sol nos fios,isto nao e um serviço certo,,,.mas se obedecer estas regras basicas acima vai durar miseravelmente uns 100 anos para deteriorar o plastico e o cobre,.......norma e muito bom mas ...veja se em Brasilia no concresso e no senado e a maquina governamental brasileira segue alguma norma............ se esta tomada ainda nao deu defeito o cara que fez ser bom em fazer gambiarras, nao procure mais erros em seu predio ,se procurar vai achar muitos .................

Miguel pedro
Mtj Projetos Elétricos Instalações E Comércio Ltda Me (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mtj Projetos Elétricos Instalações E Comércio Ltda Me - há 7 anos

Bom dia, Denise.

De acordo com o catálogo da Prysmian, segue o link para consulta - br.prysmiangroup.com/br/files/sintenax_flex.pdf, os cabos instalados diretamente na alvenaria, devem possuir isolação de 0,6/1,0KV.

Responder
Jaime Amorim
Plenty Service-pinturas E Reformas (Campinas, São Paulo) Plenty Service-pinturas E Reformas - há 7 anos

Bom dia Deise Amorim.

O seu caso:Primeiro debo dizer que,não há um ABNT que tenha jurisprudencua para ação judicial.

Segundo esta situação deve sido por um provavel morador que encontrou utilidade desta tomada no local.

Ou por um descuidado e preguiçoso profissional que tenhs esquecido de que o projeto pedia este ponto de tomada e como já deveria estar pronto a alvenaria,resolveu improvisar.

Mas devo lembrar,que o unico incomodo se apresentará no caso de haver necessidade de troca da fiação local provocada por aquecimento ou curto.Porém neste caso,deve-se emendar a ponto do Novo Fio Em uma das extremidades do fio velho e puxar e loho rm seguida fazer o fechamento do ponto.

Sem problema algum.

Obs.

Gostei do sobrenome Amorim...rsrsrsrs

Abraço.

Responder
Cleyton Santos
Sston Comercio De Produtos De Informatica E Segurana Eletronica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Sston Comercio De Produtos De Informatica E Segurana Eletronica - há 7 anos

Jamais todos fios tem que ter proteção e os mesmos se precisar de algum reparo como será feito. Este tipo de prestador não está qualificado para esta ação. Boa tarde Cleyton

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região