Posso escavar ao lado de construção?

Tenho um lote com 12 metros de frente e 3 metros acima do nível da rua. Na frente foi escavado uma área de 12x6 sendo 8 metros da loja e 4 metros de garagem. Em cima da loja foi construída uma casa, com 8 metros de frente e 10 de fundo. Essa casa mesmo sendo em cima da loja fica no nível do lote.

Preciso aumentar a garagem e quero que ela tenha os mesmos 10 metros da casa Hoje 60% da casa está “apoiada” na loja. Ao escavar a garagem vou tirar terra “beirando” a casa onde não há mais as colunas da loja.

Preciso saber, se posso escavar toda área sem medo ou se tenho que ir escorando aos poucos? Depois de tirar a terra, como é apenas um lado da casa, levanto um muro de arrimo com bloco cheio ou faço sapatas/gaiola para suportar a fundação da casa?

Obrigado.

Posso escavar ao lado de construção?

Tenho um lote com 12 metros de frente e 3 metros acima do nível da rua. Na frente foi escavado uma área de 12x6 sendo 8 metros da loja e 4 metros de garagem. Em cima da loja foi construída uma casa, com 8 metros de frente e 10 de fundo. Essa casa mesmo sendo em cima da loja fica no nível do lote.

Preciso aumentar a garagem e quero que ela tenha os mesmos 10 metros da casa Hoje 60% da casa está “apoiada” na loja. Ao escavar a garagem vou tirar terra “beirando” a casa onde não há mais as colunas da loja.

Preciso saber, se posso escavar toda área sem medo ou se tenho que ir escorando aos poucos? Depois de tirar a terra, como é apenas um lado da casa, levanto um muro de arrimo com bloco cheio ou faço sapatas/gaiola para suportar a fundação da casa?

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Tatiana Farias
Bella Engenharia (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Bella Engenharia - há 5 anos

Olá, boa tarde! Precisamos saber mais detalhes sobre está fundação. Não se pode responder se não analisamos. Fazer uma escavacao requer muita atenção e conhecimento para evitar um problema maior. Estamos a sua disposição caso deseje uma consultoria no local. Grata. Tatiana

Responder
Wesley Sales Pereira de Sales

Me chamo Wesley Sales e sou engenheiro civil responsável por esta empresa. Antes de qualquer escavação é necessário saber em que tipo de fundação a residência e loja foram construídas e a profundidade desta fundação.

Oriento que não faça qualquer escavação sem antes consultar um profissional especializado que possa diagnosticar como o solo da região se comportará.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Somente com uma visita no local para melhor avaliar; Se foi feito um radier... pode sim;