Como saber se uma rachadura é estrutural?

Comprei um apartamento e, ao retirar um armário, me deparei com essa rachadura imensa que atravessa todo o quarto, sala, segue para a cozinha, sempre nessa mesma altura.

Nas paredes que não estavam cobertas de móveis, é possível ver que repararam essa rachadura. Ela segue por todo o apartamento.

Como saber se uma rachadura é estrutural?

Comprei um apartamento e, ao retirar um armário, me deparei com essa rachadura imensa que atravessa todo o quarto, sala, segue para a cozinha, sempre nessa mesma altura.

Nas paredes que não estavam cobertas de móveis, é possível ver que repararam essa rachadura. Ela segue por todo o apartamento.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Osmar Machado
Construtora Machado (Sorocaba, São Paulo) Construtora Machado - há 1 año

Como mestre de obras e engenheiro,pelo que pouco vejo a imagem não tenho certeza de te dar uma resposta correta,se for um imóvel térreo,se o tijolo ou bloco estiver com trincas, seria a parte estrutural do imóvel que não possui ferragens correta,precisa analisar se não é o reboco que foi feio a massa incorreta da medida e fraquecendo o reboco e causando essa trinca no revestimento..

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Sendo um Edifício o ideal é acionar o Síndico a contratar um Engenheiro Especialista em Diagnósticos de Patologias na Construção Civil (Não é qualquer Engenheiro e sim um especialista). Pelas fotos não dá pra concluir absolutamente nada. Só com inspeção predial (visita ao paciente)

Responder
Josoé Gandra
J Gandra - Tecnologia E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J Gandra - Tecnologia E Construções - há 1 año

Bom dia!

Pelo que notei nas fotos, essas rachaduras podem ser provenientes de falhas na execução ou sobrecarga. não da para entender bem nas fotos. nesse caso é bom contratar um engenheiro para fazer uma avaliação mais apurada dos problemas presentes na edificação.

duvidas fico a disposição

Engº Civil Josoé Gandra