Esse banheiro vai resistir?

Boa tarde, eu possuo uma chácara na zona rural da cidade em que moro e estou prestes a construir um banheiro no local, eu não possuo conhecimento técnico suficiente, mas, gostaria de saber se o que me foi indicado é realmente correto. Medias do banheiro, 3,00M por 2,50M, sendo a laje posicionada a 2,5M de altura, brocas de 0,25cm de diâmetro com 1,50M de profundidade, Pilares em concreto com vergalhões de 10mm, sendo as ferragens de 14cm por 7cm e estribos de 20cm de distância. Viga baldrame e viga da laje com as mesmas dimensões dos quatro pilares. Além disso também será posicionado um telhado com telhas de barro e uma caixa d'água de mil litros, o solo no local é argiloso. A minha pergunta é: Essas vigas e pilares suportará todo esse peso? Minha intuição diz que o banheiro vai cair.

Esse banheiro vai resistir?

Boa tarde, eu possuo uma chácara na zona rural da cidade em que moro e estou prestes a construir um banheiro no local, eu não possuo conhecimento técnico suficiente, mas, gostaria de saber se o que me foi indicado é realmente correto. Medias do banheiro, 3,00M por 2,50M, sendo a laje posicionada a 2,5M de altura, brocas de 0,25cm de diâmetro com 1,50M de profundidade, Pilares em concreto com vergalhões de 10mm, sendo as ferragens de 14cm por 7cm e estribos de 20cm de distância. Viga baldrame e viga da laje com as mesmas dimensões dos quatro pilares. Além disso também será posicionado um telhado com telhas de barro e uma caixa d'água de mil litros, o solo no local é argiloso. A minha pergunta é: Essas vigas e pilares suportará todo esse peso? Minha intuição diz que o banheiro vai cair.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 4
Luciano
Lmf Construção (Itajubá, Minas Gerais) Lmf Construção - há 4 anos

Conforme normas técnicas, para melhor sustentação, além das brocas, deverá ser feito as sapatas para mais medidas de segurança, com gaiolas com devida ferragens, vigas baldrames, pilares e as vigotas da lage na distância mais curta que pela a medida 2,50m e também uma contra flecha de no mínimo de 1,5 cm para cima no centro, eixo do banheiro, e as vigotas entrelaçadas nas vigas de sustentação. E assim com as devidas escoras, tubulações de elétrica, água potável transpassada, esteira de 15\15cm deve-se fundir a lage.

Responder
Miqueias Marcelino Silva silva
MMS Istalaçőes Hidraulica Em Geral (Belo Horizonte, Minas Gerais) MMS Istalaçőes Hidraulica Em Geral - há 4 anos

Sera necessário cavar ate achar um solo firme e a caixa da água nao poderá ficar em cima do banheiro pois o solo nao ajuda mais nossa empresa também faz esse serviço mms instalação hidráulica em geral

Responder
Denis
Particular - há 4 anos

Talvez a minha descrição do solo não foi muito boa, mas a titulo de comparação meu vizinho construiu próximo, e a fundação dele é praticamente zero e a casa nem se quer tem pilares, aquele tipo de casa que só cruza os tijolos. Como quero algo que seja duradouro, gostaria de fazer uma estrutura melhor, mas não ao ponto de ser algo desnecessário e oneroso. Pra se ter uma ideia do tipo de solo, quando fui fazer a cerca eu tive que alugar uma maquina específica para furar o solo, não consegui fazer o serviço utilizando um trado manual, até consegui, mas demorava cerca de 15 minutos pra atingir 1 metro de profundidade.

Caíque Ribeiro
Casacalc (Pedro Leopoldo, Minas Gerais) Casacalc - há 4 anos

Bom dia senhor Denis. Agradeço pela oportunidade de resposta à sua dúvida.

De antemão, gostaria de indicar-lhe a contratação de um profissional habilitado, no caso um Engenheiro Civil, para acompanhar o caso de perto e indicar a solução ideal e personalizada para o seu problema. Qualquer recomendação taxativa, o famigerado "projeto de boca", apresentando ao senhor uma solução leviana pode acarretar problemas na sua obra. Pode-se citar desde a fragilidade da estrutura e um possível colapso, bem como um superdimensionamento dos elementos o que, além de ensejar num custo financeiro exacerbado, pode incidir em cargas indesejadas afetando o seu projeto como um todo. Aproveito o momento para relatar que uma situação como esta, necessita de uma análise não somente do aspecto estrutural, mas multidisciplinar (hidráulica, elétrica) para uma maior satisfação do senhor perante a sua obra.

Me coloco à disposição para qualquer outro questionamento.

Eng.º Civil Caíque Ribeiro

Responder
Particular - há 4 anos

R: Pelo descrito não haverá problema, mas deve-se escavar até não conseguir mais... pelo menos uns 2,5m

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Erik Rodrigues
Erik (Belo Horizonte, Minas Gerais) Erik - há 4 anos

Primeiramente boa tarde. Por descrição textual fica bem limitada a analise. Mas não entrando em análise técnica, mas já vendo possíveis precipitações a algumas recomendações, lhe cito que um banheiro desse tamanho será um banheirão. E te dou uma indicação: broca nessa profundidade não contribuirá significativamente se for solo ruim.

Responder
Renato T Siqueira
Particular - há 4 anos

Olá, tudo bem Denis?!

Ao meu ponto de vista,tudo irá depender o estudo do solo ( SPT ) ,procure uma empresa especializada nisso, daí então você terá uma resposta definitiva.Espero ter ajudado :)

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região