Gostaria de informações sobre soluções baixo custo para segurar um muro do vizinho, pois minha construção será em um nível 3 metros abaixo da viga do muro dele

Olá, gostaria de informações sobre soluções baixo custo para segurar um muro do vizinho, pois minha construção será em um nível 3 metros abaixo da viga do muro dele.

O construtor falou em fazer uma cortina de estacas com espaço de 80cm e 6 metros de profundidade num total de 27 estacas.

Essa seria a opção mais barata e segura? Gostaria de informações também de que ferro deverá ser usado.

Gostaria de informações sobre soluções baixo custo para segurar um muro do vizinho, pois minha construção será em um nível 3 metros abaixo da viga do muro dele

Olá, gostaria de informações sobre soluções baixo custo para segurar um muro do vizinho, pois minha construção será em um nível 3 metros abaixo da viga do muro dele.

O construtor falou em fazer uma cortina de estacas com espaço de 80cm e 6 metros de profundidade num total de 27 estacas.

Essa seria a opção mais barata e segura? Gostaria de informações também de que ferro deverá ser usado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Faça um muro de arrimo com concreto armado ou cortina...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Engeservi
Engeservi Construçoes E Serviços Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Engeservi Construçoes E Serviços Ltda - há 5 anos

Com aproximadamente 3,00m de altura e um muro considerável, principalmente c o terreno vizinho acima do seu piso.

Sao varias as soluções desde muro de alvenaria c cintas e pilares de concreto, c alvenaria estrutural ou mesmo de concreto armado. O importante são a s fundações q podem ser diversas tambem cada uma para cada caso e a drenagem q evita esforços juntamente

com impermeabilização para evitar umidade. Quanto a custos não difere muito de um muro de divisa, mas também não tem preço simbólico. Qualquer duvida , por favor

Responder
Rony Medrado
Consultart (Santo André, São Paulo) Consultart - há 5 anos

Renato, existem contenções adequadas a cada situação. Dependendo do tamanho do lote e do tipo de terreno pode-se usar gabião (gaiolas de arame cheios de rachão), ou alvenaria estrutural (blocos de concreto, armados e preenchidos com concreto tipo "grout"). Atenção para a drenagem atrás da contenção e no piso do seu subsolo. A forma de escavar é importante e sempre fique atento ao bota-fora escolhido por quem for descartar o material escavado para evitar multas aplicadas pelos órgãos ambientais. Procure uma empresa com registro no CAU/SP ou CREA/SP para que haja a devida responsabilidade técnica pelo serviço e pelo projeto. Finalmente, preocupe-se com um seguro de responsabilidade civil para que, no caso de um sinistro com seu vizinho, você possa ter tranquilidade em cobrir os danos. Dessa forma fica mais barato. Qualquer coisa diferente disso é lambança, e lambança sai caro. Abs

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 5 anos

Pelo que entendi o seu terreno ainda seria escavado, e esta escavação ficaria 3 m abaixo do baldrame do muro do vizinho, haveriam diversas soluções que poderiam ser adotadas, entre elas a que o seu construtor sugeriu, depende de se analisar alguns fatores no local, mas poderiam ser: Atirantamento passivo, Submuração atraves de cachimbos, etc