estalos na laje é preocupante?

Srs. bom (oa) dia/tarde, reformei uma casa antiga a mais de 05 anos, quem reformou foi um pedreiro que já vinha fazendo serviços na região, e também já tinha trabalhado em construtora. Coloquei vigas e colunas todas com 06 ferros e sapatas 60 x 80, usei cimento usinado para encher a laje, e cimento feito na hora para as colunas sapatas e vigas. Venho observando estalos na laje somente em 01 determinado compartimento nos horários entre 19 e 22 horas, não são constantes mas, escuto estalos, a questão de 02 meses noto que o horário mudou, agora esta entre 21 h ate as 01h da manhã, durante o dia não tem estalos. Sei que é vago dar uma opinião sem ver o local, mas como devo proceder para parar esses estalos.

Grato pela atenção e retorno.

Local São Paulo capital zona oeste próximo a ponte dos Remédios

estalos na laje é preocupante?

Srs. bom (oa) dia/tarde, reformei uma casa antiga a mais de 05 anos, quem reformou foi um pedreiro que já vinha fazendo serviços na região, e também já tinha trabalhado em construtora. Coloquei vigas e colunas todas com 06 ferros e sapatas 60 x 80, usei cimento usinado para encher a laje, e cimento feito na hora para as colunas sapatas e vigas. Venho observando estalos na laje somente em 01 determinado compartimento nos horários entre 19 e 22 horas, não são constantes mas, escuto estalos, a questão de 02 meses noto que o horário mudou, agora esta entre 21 h ate as 01h da manhã, durante o dia não tem estalos. Sei que é vago dar uma opinião sem ver o local, mas como devo proceder para parar esses estalos.

Grato pela atenção e retorno.

Local São Paulo capital zona oeste próximo a ponte dos Remédios

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
ENGESP Construções e Reformas

Olá Sr. Ismael,

A contratação de um Engenheiro é fundamental para a construção de casas ou até mesmo reformas para que esses problemas não venham ocorrer.

Muitas pessoas ainda acreditam que a contratação de um Engenheiro é caro, mas é justamente ao contrário, além do profissional habilitado pelo CREA trazer economia em sua obra em materiais, acabamentos e etc... Traz também a segurança em todo processo construtivo, além de se responsabilizar judicialmente por qualquer falha posterior que possa ocorrer, pois colocar um pedreiro como responsável da obra nunca é uma boa solução, pois muitas das vezes esse profissional não está preparado para gerir uma obra e executar principalmente o dimensionamento estrutural de uma casa para que não haja desmoronamento ou até mesmo este problema relato acima.

Sem fazer a visita para fazer uma vistoria no local, infelizmente não é possível afirmar o que realmente está ocorrendo de fato nessa residência.

Caso queira agendar uma vistoria técnica estamos a disposição!!!

Responder
Peterson Rodrigo Francisco
Petrof Engenharia Estrutural E Instalações (Santana de Parnaíba, São Paulo) Petrof Engenharia Estrutural E Instalações - há 4 anos

Prezado Israel, sugiro que agende uma visita de um Engenheiro para te dar um respaldo com exatidão, mas aqui vai algumas opções: Desplacamento do piso, caso a laje esteja com uma flecha excessiva devido a grandes vãos; falha no sistema estrutural, para isso deve-se verificar qual altura das vigas e lajes utilizou e não só os pilares, só um engenheiro cálculista pode te dar essa confirmação.

De qualquer forma! A visita de um Profissional habilitado e capacitado é altamente recomendável para evitar problemas posteriores!

Um ótimo dia!

Responder
Edson Souza Alves
Edson Construção, Reforma e Manutenção em Geral (Sorocaba, São Paulo) Edson Construção, Reforma e Manutenção em Geral - há 4 anos

sr, Esmal boa tarde . quando acontece rompimento numa construção,por erros na estrutura. não é pelo barulho ou estalo,que se percebe, são sa tricas que em augun lugar da casa aparece nos cantos principalmente, ou tricas no piso , porque o estalo num horario ezato é algo curioso.mas caibe uma boa avaliaçáo no local.

Responder
José lopes dos santos

olá, se vc tem confiança em seu pedreiro chame-o e tira suas dúvidas, pois um serviço desse ou outro qualquer tem que ter a responsabilidade de um contrato e garantia do serviço! uma dica se sua lage foi ah 8 com espaço estremo e concreto para ah 12 alguma coisa ruim vai acontecer, obrigado!!

Responder
Cláudio
Alfa Marcenaria E Gesso (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Alfa Marcenaria E Gesso - há 4 anos

Bom dia isso é um problema variável porque já se faz 5 anos após a reforma ....bastante pra obra se prumar !!! Seria na minha opinião dar uma verificada mais completa em sua obra . Pois construção ou reformas sem um profissional responsável é sempre preocupante.

Fique atento em trincas .

Responder
Anderson Luiz Sales
Anderson (Guarulhos, São Paulo) Anderson - há 4 anos

Bom mesmo e vc chama um arquiteto, muitas coisa em fluir mudança de temperatura, movimento do solo, tipo de cimento usado ferragens, tem que observar se a rachaduras, .mais o ideal e vc entra em contato com arquiteto tenta um público caso não consiga aí sim vc vai ter que paga pra um profissional particular

Responder
Particular - há 4 anos

R: Podem ser duas coisas ou a acomodação da laje, visto que na mudança de temperatura tende a retrair, ou problemas na fundação; o ideal é uma visita no local, mas se for estalos com ruido baixo e não possui trincas, é coisa normal...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região