Estalos na parede quando vizinho dá descarga, o que pode causar?

há algum tempo eu venho notado estalos na parede do quarto que fica ao lado do banheiro e percebi que eles acontecem assim que o algum vizinho aciona a descarga, pois eu escuto aquele som do ar e da agua passando pelos canos e quase que ao mesmo tempo, a minha parede estala. A parede nao tem rachaduras nem nada, mas nao sei o que pode ser feito, umas vez que nao há nenhum dano aparente na parede, que possa justificar a vinda de um profissional.

Estalos na parede quando vizinho dá descarga, o que pode causar?

há algum tempo eu venho notado estalos na parede do quarto que fica ao lado do banheiro e percebi que eles acontecem assim que o algum vizinho aciona a descarga, pois eu escuto aquele som do ar e da agua passando pelos canos e quase que ao mesmo tempo, a minha parede estala. A parede nao tem rachaduras nem nada, mas nao sei o que pode ser feito, umas vez que nao há nenhum dano aparente na parede, que possa justificar a vinda de um profissional.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Teckna Engenharia
Gr Engenharia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Gr Engenharia - há 5 anos

Bom dia Rodrigo!

Bacias sanitárias com sistema de descarga direta (sem caixa acoplada) demandam uma grande quantidade de água por acionamento, pela descrição do seu problema entendo que:

A tubulação que alimenta a descarga de seu vizinho pode estar subdimensionada, o que ocasiona o ruído que você consegue escutar, esse ruído é causado quando a água na tubulação ultrapassa a velocidade de escoamento definida por norma, fazendo com que a tubulação vibre o que pode estar ocasionando os estalos.

Espero que consiga resolver a situação.

Abraços

Gustavo Rabelo

Especialista em Instalações Hidráulicas

Responder
Adriana
Particular - há 3 anos

O meu vizinho do andar de cima ,qdo da descarga ,dá tranco tremendo ,tinha começado qdo dava descarga , depois eu ouvia um ranger , falei para o porteiro ,e depois me disseram q arrumou a descarga ,só q agora , qdo dá descarga ,vem um tranco muito grande , e afetou a descarga do meu banheiro , isso pode acontecer ?

Renato Hortmann
Particular - há 5 anos

Pelo que eu entendi, o estalo que você ouve é o golpe de ariete, que é provocado pelo fechamento muito rápido da válvula de descarga. No momento do golpe, a pressão aumenta demasiadamente e, com o tempo, isso pode provocar vazamento em algum ponto da instalação hidráulica. Esse problema é mais comum em válvulas mais antigas. As atuais fecham lentamente com o objetivo de evitar tal problema. Uma solução paliativa é a redução da vazão de água antes da válvula, deixando o registro de gaveta do banheiro com passagem reduzida de água. Minha sugestão seria solicitar a presença de um bombeiro hidráulico experiente para analisar o problema. Talvez uma simples regulagem da válvula resolva o problema.

Particular - há 5 anos

R: Provavelmente é a base do vaso do seu vizinho que não esta bem travado e dá estes barulho com o transporte de massa.

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região