Por que o telhado esta estalando?

Na minha casa os estalos são em calhas/rufos somente quando o sol está forte, por volta do horário do meio dia. Isso é normal? Não tem goteira nem infiltração.

Por que o telhado esta estalando?

Na minha casa os estalos são em calhas/rufos somente quando o sol está forte, por volta do horário do meio dia. Isso é normal? Não tem goteira nem infiltração.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Odair Ribeiro dos Santos
Particular - há 6 anos

Boa tarde Marlova, satisfação em auxilia-la com sua dúvida,

os materiais sofrem dilatação em temperaturas mais altas e retração em menores temperaturas, veja que conforme relato os sons que você ouve é no período mais quente, ao dilatar o componente encontra alguma restrição (algum impedimento a sua dilatação) e isto está causando estes sons.

Odair MAGALHÃES
Construção Civil (Embu, São Paulo) Construção Civil - há 6 anos

Olá Dna: Marlova boa tarde, meu nome é Odair Magalhães tenho formação em engenharia Civil, e só vou acrescentar o que já foi dito pelos colegas acima.. todo material sofre dilatação com exporto ao calor e ao contrario retração com exposto ao frio, então pode ficar tranquila isso é normal.

Responder
Carlos
Seventh Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Seventh Engenharia - há 6 anos

Olá! Os materiais tem seus coeficientes de dilatação em função da temperatura, sofrendo contração e dilatação. Os estalos ocorrem entre essas fases e conforme nossos colegas responderam trata-se de condições normais de funcionalidade dos materiais.

Responder
Luiz Antonio Martins Martins

Tudo que existe em nosso meio dilata, dilatação fenômeno natural de cada material, quando no calor o seu volume aumenta em quanto no frio o seu volume diminui, serve para qualquer material.

Geralmente as contrações e barulhos de estalos são a noite, o próprio material está trabalhando diminuindo o seu volume por consequência da temperatura do ambiente estar mais baixa

Responder
Particular - há 6 anos

R: Normal, pois os materiais trabalham nos intemperies de forma diferente;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região