Qual pode ser a causa dos estalos no teto da minha casa?

Olá, minha casa é sobrado com 3 pavimentos e há aproximadamente 20 dias foi colocado piso, revestimento e gesso nos dois últimos pavimentos! Porem a noite está fazendo muito barulho de estalos ou como se fosse algo rachando. Estou preocupada, pois o último andar é metade descoberto com uma churrasqueira (recém colocada tbm) e logo terá um fluxo grande de pessoas lá encima! O que fazer ? Pois li que os estalos podem ser o gesso... obrigada

Qual pode ser a causa dos estalos no teto da minha casa?

Olá, minha casa é sobrado com 3 pavimentos e há aproximadamente 20 dias foi colocado piso, revestimento e gesso nos dois últimos pavimentos! Porem a noite está fazendo muito barulho de estalos ou como se fosse algo rachando. Estou preocupada, pois o último andar é metade descoberto com uma churrasqueira (recém colocada tbm) e logo terá um fluxo grande de pessoas lá encima! O que fazer ? Pois li que os estalos podem ser o gesso... obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

44 Respostas

Respostas úteis 26
Paula Baliu/ Marcos

Bom dia,

Pode ser um problema simples de dilatacao ou bem grave de estrutura, voce tinha um engenheiro acompanhando a obra? Caso precise de ajuda estamos a disposicao

Responder
Ronaldo Soares de Jesus

olaa.. bom dia.do sr tarciane vejo seu caso como um outro que eu ja tive,

pois por experiencia propria, no caso do seu ,piso eli pode levanta por caso de vibraçao do seu predio, eu costumo faser uma delalataçao no contra piso,pr quando o predio ser movimentar nao abala o piso pois a delatacçao q foi feita no chao nao deixaria isso acontece,,, no caso do seu forro de gesso pode esta sendo causado por esta na movimentaçao do predio tabem

Responder
Cláudio tostes
Tostes Construções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Tostes Construções - há 7 anos

Olá Tatiane : aqui é o Cláudio , Bom é um pouco Pré - maturo dar qualquer diagnostico sem ver o que realmente esta acontecendo de perto , pois um sobrado com as dimensões que que você passou é muito peso ou toneladas por metro quadrado , esta construção pela lógica deve ter um bom alicerce !

Este é um dos 1- fatores deve observar se houver trincas nas paredes ,

( uma dica se houver trincas observa qual o formato destas trincas se for vertical e estiver abertas é sinal sedimento de alicerce )Se houver trinca , a segunda dica é se elas forem no formato de escadinhas é vibração do alicerce principalmente se passar Veículos pesado proximo da residência , um detalhe : muitas construções sofre aterros , e com o passar do tempo a terra se acomoda e fica ocado por baixo do alicerce ou baldrame e teria que se fazer reforços para calça-los !

Outra dica o barulho pode ser das placas de gesso e molduras que estão dilatando , pois pode ser placas novas e ainda não esta curadas ou estão verdes ainda , quando elas vão secando pode emitir este barulho que é a dilatação e acomodação das partículas ou poros se ajustando !

Eu te aconselho , o auxilio de um técnico para uma avaliação visual de sua casa detalhadamente , como meio prevenção e evitar um incidente com danos e perdas que podem até mesmo ser fatal !

Me perdoe não quero com isso te assustar pois já vi coisas nesta vida , mais todo cuidado é pouco pois se trata de vidas humanas e bens materiais !

Que Deus lhe abençoe , um abraço :Cláudio

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite Claudio! Muito obrigada pela sua resposta, fico muito satisfeita em saber que neste site existem profissionais como você, parabéns!!!

Bom sobre o barulho, acontecia os estalos (barulho de algo trincando) a qlq hora do dia, de manha, tarde e noite... mas já reparei fissuras finas na vertical proximos as janelas (no gesso recem colocado)... acredito que seja o que vc falou mesmo que é o gesso secando pois no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada quando reparei que em menos de 15 minutos havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, não consegui ouvir os barulhos gravados kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, ou secou... mas caso volte a persistir chamarei engenheiros sim para analise, muito Obrigada! Ah e quanto custa a visita tecnica? Abs

Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Boa tarde Sra. Taciana. Em primeiro lugar "estalos" não são normais em uma edificação. Toda edificação é construída seguindo diversas normas da Construção Civil. Contudo não podemos afirmar que é decorrente da instalação do piso, revestimento ou até mesmo do gesso sem uma vistoria de um profissional qualificado para obter todas as informações técnicas de construção, ex.: O sobrado em questão tem projeto estrutural? Memória de calculo de fundação, colunas, lajes, vigas, etc.? Foi acrescentado os andares superiores?

Existem várias possibilidades, até mesmo o tipo de acabamento usado ou de como foi assentado.

O que aconselhamos é a contratação de um profissional para fazer o levantamento e fornecer um laudo pericial pois não se pode brincar ou até mesmo ignorar os mínimos detalhes. Não existe dinheiro que pague a segurança e tranquilidade de uma família ou seja do ser humano.

Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite, acontecia os estalos (barulho de algo trincando) a qlq hora do dia, de manha, tarde e noite... mas já reparei fissuras proximos as janelas (no gesso recem colocado)... mas no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada quando reparei que em menos de 15 minutos havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, não consegui ouvir os barulhos gravados kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, ou secou... mas caso volte a persistir chamarei engenheiros sim para analise, quanto custa em media uma visita tecnica ? Obrigada pela atenção abs

Reinaldo José B Manoel
Autônomo (Guarulhos, São Paulo) Autônomo - há 7 anos

Ola Taciana, tudo bem?

Contrate um engenheiro para que vc tenha uma posição mais acertada das causas que estão acontecendo no seu imóvel. Se quiser Estou à disposição.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite, acontecia os estalos (barulho de algo trincando) a qlq hora do dia, de manha, tarde e noite... mas já reparei fissuras proximos as janelas (no gesso recem colocado)... mas no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada quando reparei que em menos de 15 minutos havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, não consegui ouvir os barulhos gravados kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, ou secou... mas caso volte a persistir chamarei engenheiros sim para analise, muito Obrigada! Abs

Caíque  Martins de Mendonça
Empreiteira Mendonça (Santos, São Paulo) Empreiteira Mendonça - há 7 anos

Boa tarde Taciana, tudo bem?

Estalos são causados por dilatação na maioria das vezes, gesso geralmente é a primeira estrutura a rachar por não aguentar a dilatação, isso ocorre quando é instalado de modo errado, para saber melhor sobre o caso, só pessoalmente.

Engenheiro Civil

Responder
Jorge Araujo
Manutenção Em Geral (Bauru, São Paulo) Manutenção Em Geral - há 7 anos

Certamente é causado por dilatação, geralmente a cobertura faz isto, mas é bom lembrar se foi dimencionado e cauculado peso desta cobertura em um modo geral, usando dados tecnicos.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite, acontecia os estalos (barulho de algo trincando) a qlq hora do dia, de manha, tarde e noite... mas já reparei fissuras proximos as janelas (no gesso recem colocado)... mas no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada quando reparei que em menos de 15 minutos havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, não consegui ouvir os barulhos gravados kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, ou secou... mas caso volte a persistir chamarei engenheiros sim para analise, muito Obrigada! Abs

Paulo Sérgio Tenório da Silva Tenório

Boa tarde, antes de qualquer reforma peça para um engenheiro civil qualificado e credenciado no Crea. Assim ele vai avaliar a sua estrutura para ver as condições para você evetu efetuar tais reforma,

Como você já fez a reforma os estamos pode ser causado pela dilatação do forró ou piso

Paulo Sérgio

Responder
Izael Vieira Silva

BOM DIA VC NÃO ESPECIFICOU QUE DETERMINADA HORA ACONTECE ESSES ESTALOS, MAIS ACREDITO PELAS INFORMAÇÕES DADA ISSO OCORRE MUITO POR FALTA DE ESPAÇO DE DILATAÇÃO DE MATERIAL , EM RELAÇÃO A CHURRASQUEIRA E O TRANSITÓRIO DE MUITAS PESSOAS TEM QUE VER O PROJETO DE OBRA QUE FOI ELABORADO.

FIQUE COM DEUS.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite, acontecia os estalos (barulho de algo trincando) a qlq hora do dia, de manha, tarde e noite... mas já reparei fissuras proximos as janelas (no gesso recem colocado)... mas no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada quando reparei que em menos de 15 minutos havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, não consegui ouvir os barulhos gravados kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, ou secou... mas caso volte a persistir chamarei engenheiros sim para analise, muito Obrigada! Abs

Aloisio Fernando Lopes
Particular - há 7 anos

A causa é sol quente durante o período de dia e frio a noite por causa do ferro da laje ele esquentá e esfria

Zilma
Particular - há 5 anos

Ola boa noite.Minha casa e um sobrado e faz um barulho estranho prinsipaumente a noite.O barulho e de estalos no teto mais nao aparece nenhuma rachadura o teto e de plaquinha de gesso e de telhado.

Mauro Lúcio Fagundes
Mrf Construções E Reformas (São José dos Campos, São Paulo) Mrf Construções E Reformas - há 7 anos

Bom dia Taciana: meu nome é Mauro gostaria de te dar uma dica, geralmente o forro do gesso principal causador desses problemas. Que depende da qualidade do material usado do gesso, porque tem gesso que ao sofrer essas dilataçoes estalam realmente. Mais se fosse estrutural você ia perceber que nas paredes ia dar algum sinal de trincas ou rachadura em diagonal ou retas.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite, vc está certo pois já reparei fissuras proximos as janelas (no gesso recem colocado)... mas no momento tem parado os barulhos de trinca, graças a Deus, pois fiquei muito preocupada qndo reparei que em 15 minutos já havia feito barulho de trinca 2 vezes, ficqui tão desesperada que coloquei o celular encima da porta gravando o audio e por fim o celular vibrou, caiu e quebrou, kkkk mas agora parou os barulhos, acho que o gesso ja se acomodou, Obrigada abs

Flávio Damazio
FDS-Obras e Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) FDS-Obras e Reformas - há 7 anos

Bom dia, Taciana!

Os estalos podem ter várias causas, podendo ser apenas dilatação devido a variação de temperatura pois a noite tende a ser mais frio que o dia, ou algum problema estrutural. O melhor a fazer é contratar um profissional da sua região para uma análise técnica.

Responder
Sandrade
Particular - há 5 anos

Sou sandrade

,boa noite ,preciso de orientação Minha laje é de isopor,foi concretada há 2 ,anos ,assim que foi retirada a madeiras da laje ,uma semana depois ,começou os estalos ,só a noite ,o que deve ser ?

Gióia Bispo
Gióia Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gióia Arquitetura - há 7 anos

Cara Taciana,

Como pode ver nas respostas anteriores, vários podem ser os motivos para os estalos na sua residência. O melhor a fazer é contratar um profissional, arquiteto ou engenheiro, que vá até o local e verifique algumas variáveis junto com a senhora. Ele poderá então verificar horário, intervalos, frequência, intensidade dos estalos entre outros fatores. O certo é que você não pode deixar de ter uma certeza sobre esses eventos pois se forem de origem estrutural será urgente uma solução pra este problema.

Gióia Arquitetura

Responder
Mateus Ulisses
Ulisses Construção (Carapicuíba, São Paulo) Ulisses Construção - há 7 anos

Reforçando,tmbm acho q precisa consultar um engenheiro de sua confiança .Ele é perito na área. Mas deixo meu palpite ,baseado na minha experiência. As temperaturas do planeta já ñ é mais a mesma .Se é anoite q vc houve os estalos ,provavelmente é dilatação. Se eu estiver certo, e os construtores ñ obedeceram as juntas de dilatação,logo aparecerá as rachaduras.

Responder
Percidio Rocha Souza
Empreiteiro de Mão de Obra na Construção Civil em Geral (Caieiras, São Paulo) Empreiteiro de Mão de Obra na Construção Civil em Geral - há 7 anos

Bom dia o estalo na sua casa é porque a madeira ou laje quando chove ela incha ou seja fica úmido e aí quando o tempo fica seco ela ele começa a secar E aí dá esse estralo isso é normal e a laje de concreto a mesma coisa vamos se dizer que ele incha e seca Então essa Essa é a resposta para esses estralo O que é um bom dia e fica despreocupada

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Obrigada, deve ser mesmo acomodação do gesso e piso recentemente colocado mais o fator da dilatação, até percebi umas fissuras na parede de gesso proximo as janelas! Obrigada e boa noite

Luis Pablo Rinaldi
Reparos Urgentes (Valinhos, São Paulo) Reparos Urgentes - há 7 anos

Senhora bom dia, como falarem alguns dos meus colegas e bom que a senhora contrate um eng. Ate pode que não seja grande coisa mais a senhora tem que zelar pela segurança sua e da sua família se a senhora não consegue segurança na sua própria casa aonde mais ne?. Se e gesso que estrala o piso nada melhor que um profissional que avalie a situação.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Tenho reparado que não fez mais o barulho e apareceu algumas fissuras na parede proximo as janelas, acho que era isso com a mudança de temperatura pq o gesso ainda estava secando e se acomodando (acho rs)... mas obrigada

Anderson Camargo
AC Construções e Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) AC Construções e Reformas - há 7 anos

Taciana, bom dia!

Procure um engenheiro de sua região para analisar a situação, ou a Defesa Civil, porem a mesma pode determinar a desocupação do imóvel se houver risco.

Esses estalos em geral são problemas estruturais, porem um profissional deve analisar.

Qualquer duvida estou a disposição

Responder
Rodrigo de Angelo
Torre Forte Arquitetura E Engenharia (Santo André, São Paulo) Torre Forte Arquitetura E Engenharia - há 7 anos

Taciana, bom dia;

Provavelmente os estalos devem ser a dilatação das telhas devido a variação da temperatura externa e interna (entre forro e telhado), pois o ar que fica preso no entre forro e telhado deve aquecer durante o dia, e a noite permanece mais quente que o ambiente externo. Caso o telhado sofra uma brusca queda de temperatura, como por exemplo de uma chuva pode haver uma brusca retração do telhado podem do os mesmos se romperam. Aconselho fazer alguma abertura na parede que fique entre o forro e o telhado para haver a troca do ar.

Paulo Collinetti
Paulo Roberto Collinetti Epp (São Sebastião, São Paulo) Paulo Roberto Collinetti Epp - há 7 anos

Bom dia Taciana, é provável que realmente seja o forro de gesso sofrendo dilatação térmica, no entanto podemos estar minimizando o problema, em algum momento foi feito calculo estrutural? vove tria o projeto para dar uma analisada? esta reforma acrescentou muita carga a estrutura? estas são questões que requerem levantamentos mais apurados, neste sentido fico a sua disposição para maiores informações.

Responder
Taciana
Particular - há 7 anos

Boa noite Paulo, não tem forro de gesso, são nas paredes mesmo q foi passado gesso! É laje...

mas reparei que apareceu algumas fissuras no gesso principalmente proximo as janelas e no momento parou, deve ter sido as acomodações mesmo, mas msm assim fico meio preocupada pq houve acrescimo de carga no ultimo andar rs Obrigada pela atenção

Preciso Solução Integrada

Pode ser vários fatores, é preciso ser analisado com atenção. Pode ser algo simples como por exemplo dilatação térmica do gesso ou até algo grave. Calculo estrutural é algo muito sério, Qualidade do concreto utilizado é outro fator fundamental, Recomendo que peça um analise técnico a um profissional para desencargo de consciência ou até evitar problemas futuros. Att; Preciso Solução Integrada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região