O que causa estalos no teto?

Recentemente me mudei para um apartamento, predio de CDHU 7 andares, moro no último. Geralmente a noite escutamos barulhos estranhos como se tivesse alguém andando em cima do teto, ou estalando. Na sala e quarto tem gesso, tem sanca, será que é devido a sanca? Estou preocupada porque não sei o que pode ser, como o apto esta pintado não sei dizer se tinha alguma rachadura, acredito que não, aparentemente parece não ter trincas nem nada.

O que causa estalos no teto?

Recentemente me mudei para um apartamento, predio de CDHU 7 andares, moro no último. Geralmente a noite escutamos barulhos estranhos como se tivesse alguém andando em cima do teto, ou estalando. Na sala e quarto tem gesso, tem sanca, será que é devido a sanca? Estou preocupada porque não sei o que pode ser, como o apto esta pintado não sei dizer se tinha alguma rachadura, acredito que não, aparentemente parece não ter trincas nem nada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 16
José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 3 anos

Ola Fabrícia tudo bem se eu fosse você faria o que a Larissa recomendou pois estalos por mudança de temperatura e natural em casas modernas por causa das telha que e de eternite agora prédio eu não sei mas barulho de gente andando não e normal somente a defesa civil pode te ajudar

Responder
Ronaldo Silva
Aliança Engenharia (Marília, São Paulo) Aliança Engenharia - há 3 anos

Ola Fabrícia, bom dia

Temos várias respostas dos colegas profissionais e todas elas são válidas, pode estar ocorrendo mesmo o barulho por dilatação de forro, ou dilatação da laje, ou pombos, até mesmo dependendo do tipo pode ser telhas soltas, torre ou mastro de antesnas mal fixados sobre a laje que balança com o vento, etc. Enfim existem várias possibiliddes, e o que indicamos é que contrate um profissional qualificado para uma visita técnica, afim de avaliar o problema e te fornecer a solução.

Responder
Eagle Working Engenharias
Particular - há 3 anos

Boa tarde, Fabricia é necessário imagens do local, plantas do imóvel para calculos referentes a estrutura.

Ou seja estalos podem ser problemas mais sérios do que o esperado.

Temos Engenheiros especialistas em estruturas. Entre em contato. Obrigada

Robson Albuquerque Brandão
ROFE BRANDAO ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA (São Paulo Zona Sul, São Paulo) ROFE BRANDAO ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA - há 3 anos

Olá Fabricia, bom dia. Certamente o seu caso de estalos no teto pode estar sendo originado do forro de gesso . Por questão de expansão estrutural onde, por incidência solar, as lajes e vigas dos últimos pavimentos tende a se expandir comprimindo as regiões onde foram aplicados os forros de gesso.Se seu apartamento tem forro aplicado em todos ambientes, certifique-se se estes foram instalados com tabicas ou sancas. Elas criam um vão entre o teto e as paredes dando a impressão de que o forro é flutuante. Além de função estética, elas tem a função de absorverem as dilatações.Este elementos são instalados para eliminar os problemas de trincas em forros. Enfim, é importante você contratar uma visita de um Eng. para te ajudar a avaliar estas situações.

Responder
Roberto Ribeiro Santos
Rr Santos Prestação E Construção Me (Ribeirão Pires, São Paulo) Rr Santos Prestação E Construção Me - há 3 anos

Bom dia fabricia,podemos ter vários fatores,dilatação do gesso que ocasiona estalos estranhos,problemas estruturais como sobrepeso da laje.O correto é uma vistoria para elaborar um laudo preciso,caso precise estou a disposição.

Responder
Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Fabrícia! Você mora no último andar?

Se sim, se não tem ninguém acima de você solicite a visita da Defesa Civil da sua cidade no seu imóvel. Eles fazem a avaliação sem custos.

Enfatizo isso por que no pior dos casos pode ser um problema estrutural, e pode ser arriscado você continuar sobre este teto.

Mas pode ser algo mais simples, como a dilatação do forro de gesso, se ele não foi instalado corretamente pode dar este problema.

Não deixe de olhar com a Defesa Civil ou um engenheiro de sua confiança!

Se precisar de algo, estou à disposição!

Responder
Particular - há 3 anos

R: Pode ter inumeras causas.. uma delas o assentamento da cobertura... se não tem trincas, não se trata de nada estrutural superior

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 3 anos

O mais provável que seja, a movimentação estrutural do prédio, dilatação do forró de gesso, isso ocorre em todas as obras estruturais, umas com.mais relevância outras com menos...isso é normal.

A disposição

Responder
Denilson Pinto
DC Construções (Bragança Paulista, São Paulo) DC Construções - há 3 anos

Pode ser movimento de acertamento da torre

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região