Parede externa com impermeabilizante, o que usar para tinta pegar?

Estou com problema para pintar minha casa lado externo, apliquei resina impermeabilizante nas parede, agora quero pintar a casa novamente, mas me disseram que a tinta não vai ancorar, detalhe minhas paredes são grafiato para piorar a situação.

Alguém poderia me ajudar ou existe algum produto ou técnica para aplicar nas paredes para ancoragem?

Parede externa com impermeabilizante, o que usar para tinta pegar?

Estou com problema para pintar minha casa lado externo, apliquei resina impermeabilizante nas parede, agora quero pintar a casa novamente, mas me disseram que a tinta não vai ancorar, detalhe minhas paredes são grafiato para piorar a situação.

Alguém poderia me ajudar ou existe algum produto ou técnica para aplicar nas paredes para ancoragem?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Expedito Reginaldo Generoso
EXpeed Engenharia e Construção (Sorocaba, São Paulo) EXpeed Engenharia e Construção - há 1 mês

Para pintar sobre paredes externas que já receberam resina impermeabilizante, especialmente se possuem textura grafiato, você precisará de alguns cuidados específicos para garantir que a tinta ancore corretamente. Aqui estão algumas etapas e dicas que podem ajudar:

1. Preparação da Superfície

Limpeza: Comece limpando bem as paredes para remover sujeira, poeira, mofo e outros contaminantes. Use uma lavadora de alta pressão para garantir uma limpeza profunda, especialmente em superfícies texturizadas como grafiato.

Lixamento: Lixe a superfície para criar uma área mais aderente para a tinta. Use uma lixa de grão médio para lixar suavemente o grafiato. Isso ajudará a remover parte da resina impermeabilizante e a tornar a superfície mais áspera, facilitando a ancoragem da tinta.

2. Aplicação de um Primer (Selador)

Escolha do Primer: Utilize um primer ou selador acrílico de alta aderência. O primer é essencial para criar uma camada de ligação entre a resina e a tinta.

Aplicação: Aplique o primer uniformemente sobre toda a superfície. Siga as instruções do fabricante quanto ao tempo de secagem e ao número de demãos necessárias.

3. Escolha da Tinta

Tinta Acrílica de Alta Qualidade: Escolha uma tinta acrílica de alta qualidade específica para áreas externas. Estas tintas são formuladas para resistir às intempéries e garantir uma boa durabilidade.

Tinta Epóxi ou Poliuretano: Em casos onde a aderência é um problema significativo, considerar tintas epóxi ou poliuretano que têm uma maior capacidade de adesão e durabilidade.

4. Aplicação da Tinta

Primeira Demão: Aplique a primeira demão de tinta sobre o primer, seguindo as instruções do fabricante. Certifique-se de cobrir todas as áreas de forma uniforme.

Demãos Adicionais: Após a secagem completa da primeira demão, aplique demãos adicionais conforme necessário para alcançar a cobertura desejada.

5. Testes de Aderência

Pequena Área de Teste: Antes de pintar toda a superfície, faça um teste de aderência em uma pequena área. Isso permitirá verificar se a tinta está aderindo bem ao primer e à resina subjacente.

Inspeção Visual e Toque: Após a aplicação da tinta na área de teste, verifique se há sinais de descascamento ou bolhas após a secagem completa.

Produtos Recomendados

Primers de Alta Aderência: Produtos como o “Primer Universal” da Suvinil ou o “Preparador de Superfície” da Coral são boas opções para garantir a ancoragem da tinta.

Tinta Acrílica Premium: Tintas como Suvinil, Coral ou Sherwin-Williams oferecem linhas premium para áreas externas que são resistentes e de alta qualidade.

Responder
Lucas Rafael Santos de Oliveira
Lucas Rafael Santos De Oliveira (Carapicuíba, São Paulo) Lucas Rafael Santos De Oliveira - há 1 mês

Utiliza fundo preparador antes da pintura, pois trará mais qualidade e aderência para a pintura. Caso opte por tirar o grafiato, é só passar massa acrílica em tudo e seguir o mesmo processo... fundo preparador e uma tinta própria para área externa.

Responder
Wilson Tadao Kinoshita
Comstrukin - Gesso (Sorocaba, São Paulo) Comstrukin - Gesso - há 1 mês

No caso a parede é bem rusitica de grafiato, sendo assim aplicando uma demão de massa acrilica deve dar uma boa ancoreagem e após executar a pintura.