É obrigatório recuo para casa de 2 andares?

Estou construindo minha casa em cima da laje. Fiz um muro pra poder levantar a parede nele, não vai ter janela pra casa do vizinho , preciso recuar 1m , ou só se fosse abrir a janela .

Por favor me respondam , muito grata .

É obrigatório recuo para casa de 2 andares?

Estou construindo minha casa em cima da laje. Fiz um muro pra poder levantar a parede nele, não vai ter janela pra casa do vizinho , preciso recuar 1m , ou só se fosse abrir a janela .

Por favor me respondam , muito grata .

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

33 Respostas

Respostas úteis 12
Mário Sérgio Matielo
Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio (Águas de Lindóia, São Paulo) Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio - há 4 anos

Lilliany bom dia .

Analisei as respostas de meus colegas e as mais completas e que se complementam são as de Caeté Arquitetura e Urbanismo , Engesp Construção e Reformas , Mariano Arquitetura e Construção e a de Nore Engenharia .

Elas dizem tudo .

Atente que o muro construído para suportar a parede superior haveria de ter previsto essa carga também .

Observe tudo isso antes de investir e perder trabalho e $.

Abraços

Responder
Caete Arquitetura e Urbanismo

Olá, primeiramente deve verificar a exigência ou não na tabela de restrições do zoneamento em sua cidade/ região. Segundo recomendo a verificação da estrutura com laudo por um engenheiro habilitado pois para executar esse andar superior em sua residência precisam ser calculadas cargas e estruturas como pilares e vigas. E terceiro mas mais para conhecimento, não é permitido janelas em divisas em hipótese alguma. Recomendo sempre a contratação de um arquiteto para o projeto e um engenheiro para a construção com emissões das RTe ARRTs, garantindo a segurança de todos tanto durante a obra quanto após finalizada. Espero ter ajudado. Abraços.

Responder
ALEX DE OLIVEIRA ALVES
Alex Consultoria em Reformas (Francisco Morato, São Paulo) Alex Consultoria em Reformas - há 4 anos

Olá lilianny, não precisa deixar recuo, já que não haverá janela, porém se certifique se tem parede, cinta ou viga de sustentação para aguentar o peso, ou seja se vc já tiver uma parede em baixo pode fazer sem preocupação alguma, tenha um ótimo dia e aproveite bem sua casa.

Responder
Jefferson Barbosa Da Silva
J & J Serviços Topográficos (Belém, Pará) J & J Serviços Topográficos - há 4 anos

Não é obrigatório, neste caso, o recuo. Porém, procure um profissional habilitado para que possa garantir a integridade da sua estrutura e a segurança de todos.

Responder
ENGESP Construções e Reformas

Oi Lilianny, além de consultar as diretrizes do código de obra de sua cidade é de extrema importância vc contratar um arquiteto para fazer o projeto e um Engenheiro civil para fazer a sua construção, pois é muito perigoso deixar um pedreiro como responsável da construção estrutural da sua casa, pois o mesmo não está preparado para te garantir a estabilidade da sua construção, além do Engenheiro economizar com materiais em sua obra também pode regularizar seu imóvel na Prefeitura, para que vc possa vender esse imóvel financiado por exemplo no futuro.

Somos especializados em construção, reformas e regularização na Prefeitura entre em contato e solicite um orçamento!!!

Responder
Ruy Mariano
MOMENTO CONSTRUTORA LTDA (Ribeirão Preto, São Paulo) MOMENTO CONSTRUTORA LTDA - há 4 anos

Lilianny, se eu fosse você, eu chamaria um rpofissional para me auxiliar. É perigoso construir sobre um edificação existente na qual você não tem conhecimento se esta edificação prossui estrutura para receber o peso de uma outra edifricação. Quanto ao recúo, acredito que você não tem com o que se preocupar, em lotes mínimos, os recúos não são exigidos, embora, eu faria uma consulta à secretaria de obras particulares do município, para o caso de você resolver vender esse imóvel e conseguir a regularização. Boa sorte

Responder
Otávio Rios
Nore Engenharia (Paulínia, São Paulo) Nore Engenharia - há 4 anos

Lilianny, isso depende muito do código de obras do município.

Geralmente vem especificando o afastamento necessário conforme altura da edificação. Esse afastamento pode variar de acordo com o bairro da cidade. O ideal é consultar o código de obras da cidade.

Responder
Evicom Construções Ltda
Evicom Construções Ltda (Valinhos, São Paulo) Evicom Construções Ltda - há 4 anos

não e vai ser preciso fazer o recuo ao lado vizinho por que não tem

Janela e não vai ter utilidade neste local.

Responder
Giovani Sabel de Almeida
Engenheiro Civil Giovani Sabel (Gaspar, Santa Catarina) Engenheiro Civil Giovani Sabel - há 4 anos

Bom dia, se não tiver janela para o lado do vizinho não precisa de recuo.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Deve-se verificar no zoneamento da obra

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Lídia Guimarães
Fractal Arquitetura E Construções Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Fractal Arquitetura E Construções Ltda - há 4 anos

Boa noite, primeiro deve ter conhecimento do zoneamento da região e o que pode ser permitido além do que já foi construído. O recuo mínimo para uso de janelas na divisa com vizinhos, também deve obedecer legislação do local. Para construir ou ampliar, precisa primeiro de uma aprovação na prefeitura que lhe dará todas orientações.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região