Para trocar piso preciso de laudo técnico assinado por um engenheiro ou arquiteto?

Estou começando a planejar minha reforma e me deparei com um problema, não sei se a reforma que pretendo realizar, troca de piso e azulejo, é necessário um laudo técnico. Segundo a norma "NBR 16280:2014":

"A norma estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação."

Troca de piso e azulejo pode ser considerado como algo que compromete ou altera a segurança da edificação ou de seu entorno?

Desde já, agradeço a atenção.

Atenciosamente,

Para trocar piso preciso de laudo técnico assinado por um engenheiro ou arquiteto?

Estou começando a planejar minha reforma e me deparei com um problema, não sei se a reforma que pretendo realizar, troca de piso e azulejo, é necessário um laudo técnico. Segundo a norma "NBR 16280:2014":

"A norma estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação."

Troca de piso e azulejo pode ser considerado como algo que compromete ou altera a segurança da edificação ou de seu entorno?

Desde já, agradeço a atenção.

Atenciosamente,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Vasta Engenharia

Caro amigo, se nesta reforma você acrescentar um piso com o peso por metro quadrado acima do seu, você pode comprometer possivelmente, apesar da margem dada pelo calculista a estrutura, isso é, essas cargas adicionais, serão distribuídas de forma aleatória, podendo provocar recalques diferenciais na estruturas, estamos falando hipoteticamente, como acredito que você estará fazendo a simples troca de um piso por outro, não acredito que haja nenhum destes problemas relatados acima, a não ser que você queira colocar pedras de granitos, aí sim você estará tendo problemas e gastos desnecessários, um bom porcelanato tem um custo benefício ótimo.

Responder
Misael  Melo
Mello Reformas Construções Impermeabilização E Pinturas (Jandira, São Paulo) Mello Reformas Construções Impermeabilização E Pinturas - há 8 anos

Senhor Rodrigo sugiro que procure um responsável pela obra e um profissional experiente p realizar o trabalho, quanto ao peso o senhor estará quase que substituindo um pelo outro ao remover um para recolocar outro.

Responder
Engº Decio Rey
Tecknicas Especiais De Engenharia (Itapevi, São Paulo) Tecknicas Especiais De Engenharia - há 8 anos

Prezado Rodrigo Pereira,

A "NBR 16280 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos" preconiza que a reforma deve ser objeto de um plano de reforma. O plano de reforma deve ser elaborado por profissional habilitado por apresentar a descrição de impactos nos sistemas, subsistemas, equipamentos e afins da edificação, e por encaminhar o plano ao responsável legal da edificação em comunicado formal para análise antes do início da obra de reforma. O plano deve atender a alguns itens estabelecidos na norma, dentre eles cito alguns:

+ apresentação de projetos, desenhos, memoriais descritivos e referências técnicas;

+ escopo dos serviços a serem realizados;

+ identificação de atividades que propiciem a geração de ruídos, com previsão dos níveis de pressão sonora máxima durante a obra;

+ apresentação da responsabilidade técnica ... etc

Dentre outras recomendações da NBR, enfatizo que uma simples troca de revestimento de piso poderá proporcionar infiltração de água (vazamentos) ao apartamento do andar inferior, caso não haja a devida observância à impermeabilização, bem como perfurar eventuais eletrodutos ou tubulações de água, esgoto e gás.

Diante do exposto, entendo que se você contratar um profissional habilitado para assessorá-lo, definir os serviços que serão realizados, os cuidados a adotar, responsabilizar-se pela obra de reforma e acompanhar a referida obra para que surpresas futuras não o incomodem, irá gastar apenas um pouco a mais e poderá dormir tranquilo.

Atenciosamente.

Engº Decio Rey

Tecknicas Especiais de Engenharia

Responder
Particular - há 3 anos

R: Se for em apartamento sim, é necessario, em sua casa é "recomendado"

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região