O que dizer o "N" em um projeto de estribo?

O que dizer o "N" em um projeto de estribo. No meu projeto antes dos diâmetros tem vários "N", por exemplo N11. Não sei o que é?

O que dizer o "N" em um projeto de estribo?

O que dizer o "N" em um projeto de estribo. No meu projeto antes dos diâmetros tem vários "N", por exemplo N11. Não sei o que é?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 7 anos

O "n" é o número que identifica a armadura no quandro de aço. Podendo iniciar de 1 ate 100 por exemplo. A dependee da quantidades de barras de aço que existir no projeto ou numa determinada página do projeto. E claro, como os colegas já disseram trás o comprimento, bitola, espaçamento, quantidade...

Responder
Daniel Funchal
Funchal Engenharia (Blumenau, Santa Catarina) Funchal Engenharia - há 7 anos

Olá Ani,

No projeto o N refere-se a posição ou identificação da armação. É oq chamamos de posição N11. Uma forma de dar nome a cada conjunto do projeto de armação.

A descrição completa seria: posição + número de peças + bitola + espaçamento, onde temos algo do tipo N11 30 Diam 8mm c 15, ou seja, na posição N11 temos 30 peças de 8mm com espaçamento de 15cm entre elas.

Procure a legenda no jogo de plantas, costuma ter a codificação explicada para esclarecer essa questão.

Fico a disposição.