Como eliminar um pilar estrutural que atrapalha?

Você tem alguém que trabalha com estruturas pois quero tirar uma viga de alvenaria e colocar uma viga i para poder sair uma coluna no meio que atrapalha

Como eliminar um pilar estrutural que atrapalha?

Você tem alguém que trabalha com estruturas pois quero tirar uma viga de alvenaria e colocar uma viga i para poder sair uma coluna no meio que atrapalha

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Taux
Particular - há 4 anos

Olá tenho uma dúvida, possuo uma parede no apartamento onde que em uma distancia de 3,40 Metros há 3 pilares, porém gostaria de remover o pilar do meio dessa parede ( 1,80 aprox metros) entre os dois pilares isso em linha reta, teria problema?

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Assim como os colegas já informaram abaixo, qualquer modificação na estrutura de uma edificação é bem delicada, podendo ocasionar em desabamento. O fato de informar que se trata de apartamento é ainda mais grave, pois a viabilidade de tal remoção se torna muito mais custosa.

Para tirar dúvidas quanto a possibilidade de retirar tal pilar, deve primeiramente se atentar ao "Manual do proprietário". Lá consta todas as informações pertinentes ao apartamento, inclusive todos os cálculos utilizados para projetar a estrutura.

Se desejar seguir em frente com a remoção do pilar, deverá contatar um Engenheiro de estruturas, para que avalie a possibilidade de tal remoção.

Inativo Não Funciona
Particular - há 7 anos

Neide,

Para realizar essa demolição de Pilar é necessária a avaliação do Projeto Existente por um calculista estrutural. O mesmo profissional realizará o projeto de reforço estrutural.

É importante ressaltar que em muitos casos o custo do reforço pode ser elevado e inviabilizar a remoção.

Claudimir Almeida

Olá,ja executei alguns serviços referente ao seu,somente com visita técnica poderei lhe informar referente a execução e valores.Abraço

Responder
Aparecido Reis Bonifacio
Engenheiro Civil (Fernandópolis, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

As cargas das lajes vão para as vigas e das vigas para os pilares. Se você retirar um pilar vai precisar redistribuir as cargas nas vigas e pilares que sobraram, para isso sua viga terá que ser reforçada e os pilares também. Não há milagres.

Responder
José Teixeira
Projetos e Orçamentos de Arquitetura e Engenheria (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Projetos e Orçamentos de Arquitetura e Engenheria - há 7 anos

Eu a princípio sou contra que se faça tal alteração. Mas com certeza você encontrará um profissional que faça. Por que sou contra? Porque mesmo com estudo criterioso , no futuro o espaço pode ser utilizado fora das cargas projeto. Foi o que aconteceu com os últimos desabamentos no centro do Rio de Janeiro.

Responder
Paulo Schiavon Carneiro

Pilares são a parte mais sensível da estrutura e se for retirado sem considerar o todo pode até derrubar o imóvel, como já aconteceu no Rio de Janeiro a algum tempo. O exame da estrutura tem que ser completo. So o faça após um projeto por engenheiro experiente ou terá problemas muito sérios.

Responder
Gustavo
Visao Alarmes (Rio das Pedras, São Paulo) Visao Alarmes - há 7 anos

Bom dia Neide

Para quais quer desisao de eliminação de pilares demolições etc...

Você precisa que um responsável técnico que faça uma visita até o local e passar para você a melhor parte do trabalho para execução para que você não tenha problemas futuros

Obrigado qual quer coisas estou à disposição