Por que os pergolados de madeira colapsaram?

Em nossa casa (num Condomínio de Chácaras) construímos nossa casa (alvenaria) e optamos por montar 4 pérgulas (madeira = Eucalipto) inclusive para a cobertura do carro. Decorridos 2 anos, todos já colapsaram. Razões? Madeira não tratada / fundação das colunas muito rasa?

Por que os pergolados de madeira colapsaram?

Em nossa casa (num Condomínio de Chácaras) construímos nossa casa (alvenaria) e optamos por montar 4 pérgulas (madeira = Eucalipto) inclusive para a cobertura do carro. Decorridos 2 anos, todos já colapsaram. Razões? Madeira não tratada / fundação das colunas muito rasa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Ricardo Carvalho
Madeireira Ecológica (Itanhaém, São Paulo) Madeireira Ecológica - há 6 anos

Eucalipto não tratado não é recomendado para utilização externa. Fundações para esse tipo de estrutura podem ser rasas em solos secos, sem muita preocupação. Provavelmente a parte enterrada no solo deve estar podre e assim sem a resistência suficiente para sustentar a estrutura do pergolado. Ricardo Carvalho - Eng. Civil.

Responder
Leandro Sousa
Ateliê Do Artesão (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ateliê Do Artesão - há 6 anos

Eucalipto não é bom para pergolados em geral. Tanto o eucalipto tratado como o não tratado são fracos. Muitos optam por esse material visando economia. No entanto, no decorrer do tempo acontecemesmo esses "esperados". Madeira para usar em áreas externas tem que ser de densidade média a altamente densa.

Oque não é o caso do eucalipto.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região