Como reforçar a estrutura da casa?

Estou reformando uma casa que era de dois pavimentos e estou transformando em duas casas. Retirei a escada e as paredes do vão, para fazer estilo cozinha americana. Porém ao retirar as paredes, ao invés te ter uma cinta ligando ambas as paredes do andar de baixo e o de cima, não existe, então as paredes de cima ficaram flutuando. O que posso fazer para dar segurança estrutural desse vão da escada. Gostaria de tirar as duas colunas que ficavam ao lado e na curva da escada, pois vão ficar no meio da sala.

Como reforçar a estrutura da casa?

Estou reformando uma casa que era de dois pavimentos e estou transformando em duas casas. Retirei a escada e as paredes do vão, para fazer estilo cozinha americana. Porém ao retirar as paredes, ao invés te ter uma cinta ligando ambas as paredes do andar de baixo e o de cima, não existe, então as paredes de cima ficaram flutuando. O que posso fazer para dar segurança estrutural desse vão da escada. Gostaria de tirar as duas colunas que ficavam ao lado e na curva da escada, pois vão ficar no meio da sala.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Um reforço estrutural metálico, seria a solução mais pratica, mas o ideal seria contratar um engenheiro para realizar uma vistoria técnica para lhe dar a solução ideal e com melhor custo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ricardo Barreto

Prezada;

Pare imediatamente os serviços. Avaliação estrutural é imprescindível mesmo para demolições de alvenaria e adequações físicas sob risco de colapso da estrutura. Supressão de elementos estruturais como pilares e vigas devem ser evitados ao máximo, em casos extremos de necessidade, deverão ser recalculados de forma a redistribuir cargas para outros elementos estruturais, seja por relocação ou reforço.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 2 anos

Prezado , em primeira analise devemos considerar, que a casa existente NÃO foi construída por profissional devidamente habilitado , devido a inexistência de vigas sob as paredes, vigas essas que levariam as cargas de parte da laje e da parede superior para os pilares a qual estaria ligada e desses para as sapatas , o que já era grave !!!

Aconselho suspensão imediata das obras e a contratação de um Perito de Engenharia , para imediatas providencias , e por fim informo que se você retirar as Colunas (pilares) da casa ela pode DESABAR !!!

Infelizmente o que você está realizando como Leigo e sem assistência de Engenheiro e Arquiteto , você está expondo sua familia a uma tragédia !!!! Peço desculpas , mas como Perito tenho que relatar os fatos verdadeiros !!!

Responder
Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Esperamos poder lhe ajudar na sua solicitação de orientação!

Resposta: Existe várias maneiras e técnicas para isso, mas devem ser dimensionadas e indicadas por profissionais habilitados, no seu caso, o mais indicado é a contratação de uma consultoria com um engenheiro, o qual irá emitir um laudo e a melhor solução para o seu problema, além de emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) no qual irá garantir que a sua estrutura realmente seja tratada da forma correta, ocasionando segurança, tanto física quanto jurídica a você.

A nossa especialidade é a elaboração de projetos, obras e reformas de alto padrão, onde fornecemos desde serviços de Consultoria e Assessoria em Orçamentos e composições de custos finalizando com o planejamento e gerenciamento de obras, entre em contato e nosso corpo de arquitetos e engenheiros poderá lhe ajudar nas suas necessidades!

Esperamos poder ter lhe ajudado Fernanda;

Araújo Correia – Assessoria e Construção

Responder
Luis Felipe Oliveira de Sales

Bom dia, indico que um engenheiro estrutural dê uma olhada antes para melhor solução.

Responder
Caio Cesar Costa dos Santos

Bom dia. Necessariamente a alvenaria deve estar apoiada sob uma viga ou laje. Uma análise mais aprofundada deveria ser realizada. E provavelmente deverá ser realizado um reforço estrutural. Até para realizar as adequações de mudança de 1 para 2 residências.