Quais são as Etapas para Contrução de uma Casa?

Gostaria de saber quais são as etapas para realizar a contrução de uma casa

1) Aquisição do Terreno

2) Criar Projeto junto a um arquiteto

3) Criar Projeto junto a um Engenheiro Civil

4) ?

Quais são as Etapas para Contrução de uma Casa?

Gostaria de saber quais são as etapas para realizar a contrução de uma casa

1) Aquisição do Terreno

2) Criar Projeto junto a um arquiteto

3) Criar Projeto junto a um Engenheiro Civil

4) ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
FUTURA Topografia e Projetos
FUTURA Topografia e Projetos (Montes Claros, Minas Gerais) FUTURA Topografia e Projetos - há 4 anos

Boa tarde Prezado, vou tentar responder de uma maneira bem simplificada.

1) Aquisição do terreno:

A pessoa tem que conferir se a documentação do imóvel está em dia na prefeitura e no cartório de registro de imoveis da região. Quando se compra da imobiliária geralmente os corretores já fazem está pesquisa antes e lhe entrega tudo sem dores de cabeça.

2) Criação de Projetos

Antes de iniciar qualquer projeto é essencial fazer um levantamento topográfico cadastral para poder ter conhecimento, tanto de distancias quanto de elevações do terreno (recomendamos pedir indicações ao seu arquiteto). Posteriormente o Arquiteto irá trabalhar em conjunto com o Engenheiro Projetista para desenvolverem os projetos arquitetônicos e estruturais respectivamente.

OBS: Todos os projetos tem que ser aprovados na prefeitura antes do inicio das obras (geralmente os profissionais fazem o processo, pois, é o nome profissional deles que estão em jogo).

4) Construtora (opcional):

Caso queira que seu projeto residencial seja executado de acordo com o projeto é aconselhável contratar uma construtora que encaixe no seu orçamento, e se possível, um Engenheiro neutro para fiscalizar os serviços dos mesmos. Caso queira correr o risco pode contratar os serviços de construção por etapas executando de acordo com o seu orçamento, lembrando que é obrigatório ter um responsável técnico para a obra. Durante a construção terão vários órgãos fiscalizadores que poderão ter acesso livre a obra (CREA, Prefeitura para aprovação do "habite-se", dentre outros, corpo de bombeiros).

OBS: Caso algo projetado na hora da execução é aconselhável procurar os responsáveis pelo projeto para possíveis correções ou com ajuda e responsabilidade do Responsável Técnico da obra fazer um 'As-Built' da obra e encaminhar para a prefeitura.

5) Decoração (opcional):

Com os serviços de construção finalizada o aconselhado é contar com os serviços de um profissional em decoração para lhe ajudar a ter o espaço melhor aproveitado, qualidade do ambiente e estética.

Para todas estas etapas podem contar com a CCAL Engenharia e Serviços, temos uma equipe formada para projetos, gestão, gerenciamento, execução e fiscalização de obras residenciais e industriais.

5 fotos
Responder
Particular - há 4 anos

R: Exatamente, esta no caminho certo, depois da aprovação junto aos orgãos contratar um profissional para o gerenciamento fisico e financeiro do projeto

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Willian Borges da Silva
ATIVO ARQUITETURA E CONSULTORIA (Ananindeua, Pará) ATIVO ARQUITETURA E CONSULTORIA - há 4 anos

Boa tarde, Adriano.

Seu questionamento é bastante comum. Esperamos poder auxiliar você e outros que tenham a mesma dúvida.

O ideal é você contar com o apoio do arquiteto desde o início, já na aquisição do terreno. Há algumas questões importantes que ele pode te ajudar nesse quesito. Certa vez, um cliente chegou até nós com um terreno para construção que ficou inviável pois havia restrições de legislação para o que pretendia e ele teve que escolher outro, evitando bastante transtornos.

Após a escolha do terreno, o próximo passo é a execução do projeto arquitetônico, que o arquiteto basicamente fará buscando aquilo que melhor lhe atendam: tamanho, estilo, custo, design, ambientes, etc.

O projeto arquitetônico permitirá você aprovar a execução da sua casa junto aos bancos (em caso de financiamento), prefeitura (alvará), condomínio (autorização). Sem essas aprovações você corre o risco de ter a obra embargada. Ele também serve de base para execução dos outros projetos chamados complementares, ou seja, projeto estrutural, elétrico, hidráulico, esgoto, interiores, sistemas, etc.

Com todos os projetos em posse, faz-se um orçamento (com custos de mão-de-obra e materiais) e o cronograma com planejamento de execução, com os quais você pode iniciar cotações para contratação de uma empresa para execução. Em todas essas etapas o arquiteto pode lhe auxiliar, inclusive na fase de execução, para assegurar a correta observação do projeto e situações específicas que sempre aparecem.

Com pequenas variações entre um e outro escritório/profissional, essas são as etapas principais. Esperamos ter conseguido ajudar e esclarecer sua dúvida.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região