é obrigatório o uso de calhas em telhado?

Moro em um terreno de família e na parte onde eu moro tem a minha casa e outra,com quintais individuais separados por um muro,há um quintal compartilhado que dá para o portão,uma parte do meu quintal é coberto por telhado e esse dá queda d'água para o quintal compartilhado e uma prima me enviou msgs de áudio,ameassando chamar um fiscal para me multar,porque segundo ela o telhado deve ser cortado mais rente à parede e ter uma calha porque está caindo a água no portão dela,mais a queda d'água é do lado do portão e não em cima e faz muitos anos que sempre foi assim e nunca ninguém reclamou,ai agora ela vem dizendo que eu sou obrigada a colocar uma calha,se não ela vai chamar um fiscal pra me multar,só porque ela quer passar pelo quintal sem guarda chuva sem se molhar.

Meu telhado é o cinza da esquerda

é obrigatório o uso de calhas em telhado?

Moro em um terreno de família e na parte onde eu moro tem a minha casa e outra,com quintais individuais separados por um muro,há um quintal compartilhado que dá para o portão,uma parte do meu quintal é coberto por telhado e esse dá queda d'água para o quintal compartilhado e uma prima me enviou msgs de áudio,ameassando chamar um fiscal para me multar,porque segundo ela o telhado deve ser cortado mais rente à parede e ter uma calha porque está caindo a água no portão dela,mais a queda d'água é do lado do portão e não em cima e faz muitos anos que sempre foi assim e nunca ninguém reclamou,ai agora ela vem dizendo que eu sou obrigada a colocar uma calha,se não ela vai chamar um fiscal pra me multar,só porque ela quer passar pelo quintal sem guarda chuva sem se molhar.

Meu telhado é o cinza da esquerda

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Alcir Albuquerque
Adiante Soluções (Brejo da Madre de Deus, Pernambuco) Adiante Soluções - há 4 anos

Bom dia, Raquel

Pelas normas técnicas tudo que acontece na construção deve ficar no terreno dessa construção, sem invadir o terreno vizinho. Pelo que percebi são várias casas no mesmo terreno. Nesse caso deve ser utilizado o bom senso para separar as coisas. Calhas, calçadas, canaletas e caixas de drenagem são bem vindas. A visita de um fiscal pode acabar por serem verificados vários itens que geralmente estão fora do padrão de construção e prejudicar mais ainda, inclusive a reclamante.

Para efeito de cuidado com a sua casa é preferível ter calha, pois as águas constantes caindo no pé da parede danificam o alicerce causando infiltrações, mofo e manchas na parede. Ou em caso de encostas, desmoronamentos. A calha é barata e evita o estresse.

Atenciosamente

Responder
Particular - há 4 anos

R: Obrigatorio não é, mas bom senso é fundamental para não prejudicar a propriedade alheia

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.