Como instalar o ar-condicionado?

Bom dia estou com uma duvida fui instalar um ar consul 12000btu então notei que a tubulação da evaporadora é 1/4 de alta e 3/8 de baixa já na condessadora o pede 1/4 alta e 1/2 nas conexão e as conexões da evaporadora vieram de 1/4 alta e 1/2 baixa qual medida uso na conexão de baixa?

Como instalar o ar-condicionado?

Bom dia estou com uma duvida fui instalar um ar consul 12000btu então notei que a tubulação da evaporadora é 1/4 de alta e 3/8 de baixa já na condessadora o pede 1/4 alta e 1/2 nas conexão e as conexões da evaporadora vieram de 1/4 alta e 1/2 baixa qual medida uso na conexão de baixa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Cláudio Vieira
Shopping da Manutenção - Construções e Instalações de Gás Natural (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Shopping da Manutenção - Construções e Instalações de Gás Natural - há 6 anos

BOA TARDE TIAGO O MODELO A MARCA E O FABRICANTE DÁ EVAPORADORA DEVE SER O MESMO DA CONDENSADORA SÓ ASSIM VC PODE SABER EXATO A TUBULAÇÃO HÁ SER USADA. A RESPEITO DAS BITOLAS DA EVAPORADORA O QUE DIFERENCIA É AS PORCAS QUE TÃO A ALIMENTAÇÃO JUNTO A CONDENSADORA, AS TUBULAÇÕES PODE SER 1/4 E 3/8 MAIS AS PORCAS DIFERENCIAM 1/4 X 1/2, 3/8 X 5/16 ETC... DEPENDE MUITO DO FABRICANTE A A CAPACIDADE DO SEU AR 9.000 / 12.000 / 18.000. QUALQUER DÚVIDAS O SHOPPING DA MANUTENÇÃO ESTÁ Á DISPOSIÇÃO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS. GRATO.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Estranho... deve ter vindo a conexão errada no kit;

A disposição;

Marcos Rico
Projeto Clima (Campinas, São Paulo) Projeto Clima - há 6 anos

Tiago não é regra, mas geralmente equipamentos convencionais utilizarão a tubulação de 1/4 e 1/2. Os equipamentos inverter 1/4 e 3/8.

O Ideal é verificar junto ao manual do fabricante.

Caso o equipamento comprado for usado, podem ter lhe vendido equipamentos não compatíveis (evaporadora inverter, condensadora convencional).

Ficamos a disposição para lhe ajudar.

Responder
Temper Rio
Particular - há 6 anos

Se o aparelho for de 12.000 seu evaporador pode está errado pois a medida de um aparelho de 12000 e 1/2 por 1/4

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região